Penedo em dois tempos

Abertura do Circuito Penedo de Cinema ainda mostra qual diminuto é o evento

Respeitamos as opiniões diversas, mas os fatos falam por si. Vejam as autoridades presentes à abertura.

07/11/2017 por Por Raul Rodrigues
Festival de 1975 - 1ª Edição

Sabemos que o retorno do evento mais famoso da cidade do Penedo-AL, o atual Circuito Penedo de Cinema, não tem como se comparar com o Festival de Cinema de Penedo. Quem viveu há de creditar o descrito.

O Festival de Cinema de Penedo trazia para Penedo os maiores nomes do momento do staff da Rede Globo de Televisão, o que impulsionava um grande fluxo turístico para a cidade transformando-a em um verdadeiro parque a Céu aberto de barracas armadas nas principais praças da cidade, da capacidade hoteleira esgotada, e das residências penedenses ocupadas pelos filhos da terrinha que viviam fora, mas que não perdiam um festival sequer.

A cidade se tornava notícia nacional, e passava a sediar o Governo do Estado com a presença de Sua Excelência o Governador, Vice-Governador, Secretários e dos deputados aliados do governo. O hotel São Francisco ficava reservado exclusivamente para atores e atrizes, cineastas e diretores dos filmes a serem lançados. Além é claro das autoridades políticas, militares e civis. Era o auge as sétima arte em Penedo.

Da lista de atores e atrizes renomados(as) que visitaram Penedo nas edições consta, Vera Fischer, Perri Sales, Vera Gimenes, Jece Valadão, Kate Rancem, Glória Menezes, Rubens de Falco, Heloisa Raso, Sebastião Tapajós, Norma Brum, Maitê Proença, Lima Duarte, Grande Otelo, Carlos Augusto Strazzer, Eduardo Conde, Carlos Eduardo Dolabela, Cláudio Marzo, dentre outros.

Da abertura ao seu final, o Festival de Cinema de Penedo que foi engastado à Festa do Bom Jesus dos Navegantes, fazia transformar a pequenina cidade dos sobrados, das ruas estreitas e largas avenidas, em um verdadeiro formigueiro humano. Bares e restaurantes permaneciam abertos praticamente noite-e-dia. E a cidade se via assim movimentada de quinta-feira até o domingo com a entrega da premiação aos vencedores dos Super 8, bem como dos lançamentos dos longas metragens do cinema nacional.

Hoje se busca a retomada do Festival por meio do Circuito Penedo de Cinema com outras características, incremento das grandes discussões temáticas dos filmes a serem exibidos, mas – por enquanto – jamais pode se comparar os dois momentos.

Para os promotores do atual circuito os antigos Festivais de Cinema não buscavam um aprofundamento nas discussões dos conteúdos desenvolvidos nas produções, o que não se deve levar em consideração se comparadas às finalidades dos dois eventos, respeitando-se ainda que entre 1975 e 1982 – oito edições – vivíamos a plenitude da ditadura militar. 


Fonte: correiodopovo-al.com.br

Tags: abertura do circuito penedo de cinema ainda mostra qual diminuto é o evento

Galeria de fotos