Impacto econômico

Vereadores repercutem impacto econômico devido ao isolamento social e pedem medidas aos chefes dos poderes

parte dos vereadores de Maceió criticou, as medidas que estão sendo adotadas pelos gestores das três esferas em relação aos impactos econômicos que já atingem o comércio

08/04/2020 por Daniel Paulino

Durante a primeira sessão ordinária online, devido à pandemia do novo coronavírus, parte dos vereadores de Maceió criticou, na tarde desta terça-feira (07), as medidas que estão sendo adotadas pelos gestores das três esferas em relação aos impactos econômicos que já atingem o comércio da capital e também em todo país.

O vereador Siderlane Mendonça (PSB) afirmou que é possível seguir uma recomendação mais flexível e proporcionar a abertura de comércios pequenos para que o impacto econômico seja menos intenso. “Temos shoppings fechados e a intenção é que ele permaneça desta forma, mas acredito que um decreto mais flexível, proporcionando a abertura de comércios de bairros, como o funcionamento de barbearias com agendamentos, lanchonetes com o distanciamento das mesas e outros pontos menores seria uma alternativa”, defendeu.

Durante o uso da palavra, o parlamentar Francisco Sales (PSB) solicitou ao Governo do Estado a isenção da cobrança do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) e a Prefeitura de Maceió a isenção da taxa de iluminação pública nas contas de energia para os comerciantes durante o enfrentamento ao coronavírus. “No total na conta de luz o contribuinte chega a pagar 25% da conta de luz e com suspensão dessa taxa de iluminação o poder público poderá mostrar que está ao lado do comerciante nessa crise”.

Ainda durante a sessão, o vereador Samyr Malta (PTC), apresentou a indicação que tinha como objetivo, propor uma parceria entre a prefeitura e os empresários que estão com seus hotéis fechados, para que pudessem atender os moradores de comunidades onde o isolamento social é inviável, mas foi rejeitado pela maioria. “Sigo focado a fim de propor e garantir melhorias para todos os maceioenses”, disse em sua rede social.

Para o vereador Zé Márcio (PSD), é preciso garantir segurança aos comerciantes e pediu que os colegas de parlamento viessem a dar sugestões ao executivo de medidas para que essa situação econômica não venha se agravar. “Precisamos contribuir com o comércio, montar uma comissão de representação e ajudarmos nessa luta, tenho recebido diariamente diversas ligações de comerciantes preocupados”, disse.


Fonte: cadaminuto.com

Tags: vereadores repercutem impacto econômico devido ao isolamento social e pedem medidas aos chefes dos poderes