Prefeitura de Penedo traz Planetário Móvel para estudantes de escolas da SEMED

Uma experiência fora da sala leva crianças ao espaço sideral, projetado em 360º e com imagens de alta definição, tudo isso dentro do planetário móvel instalado no ginásio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Penedo.

Prefeitura de Penedo traz Planetário Móvel para estudantes de escolas da SEMED

A novidade proporcionada pelo projeto arapiraquense Caminhos com Ciência está disponível desde o início da semana para cerca de dois mil estudantes da SEMED Penedo, inclusive as pessoas matriculadas na Educação para Jovens e Adultos (EJA).

“O planetário móvel Caminhos com Ciência proporciona uma imersão científica por meio de uma cúpula de planetário digital e de uma exposição científica, abordando tanto a astronomia quanto outras ciências de forma interativa e imersiva”, explica Jhonatan Davis Neves, diretor do Planetário de Arapiraca.

semed-penedo-planetario-movel-4.jpg

Entusiasta desses campos do conhecimento, ele participa ativamente do projeto com o planetário móvel, apresentado a ‘aula show’ de forma lúdica e com auxílio de miniaturas, entre elas do primeiro foguete utilizado para levar o homem à lua, réplicas de satélites e de outros itens, inclusive telescópios espaciais.

“Nossos alunos estão ganhando uma imersão virtual no sistema solar, fazendo uma viagem e conhecendo todo o universo através desse planetário móvel montado aqui, no ginásio da Secretaria da Educação”, destaca o gestor da SEMED, Luciano Lucena.

“Gostaríamos de parabenizar a gestão municipal pelo empenho e dedicação em proporcionar a divulgação e a popularização da ciência para alunos da rede municipal. É uma iniciativa muito legal”, finaliza Jhonatan David sobre o projeto que será concluído nesta sexta-feira, 14.

semed-penedo-planetario-movel-14.jpg

O planetário móvel funciona em uma cúpula, com equipamentos e softwares e equipamentos modernos, utilizando programas digitais sobre simulações de acontecimentos da astronomia e exibições de vídeos sobre fenômenos astronômicos, viagens e missões espaciais.

Creditos: Fernando Vinícius - jornalista PMP
Fonte: SECOM PMP