Como solicitar a identidade em domicílio em Alagoas

Como solicitar a identidade em domicílio em Alagoas

Serviço de Emissão da Carteira de Identidade Nacional

O Instituto de Identificação de Alagoas oferece o serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em domicílio para pessoas com dificuldades de locomoção. O atendimento é voltado para idosos, acamados, internados, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo acessibilidade e inclusão.

Como solicitar?

Um responsável legal deve comparecer à sede do Instituto de Identificação, localizada na Rua Cincinato Pinto, no Centro de Maceió, para agendar o atendimento domiciliar. No dia e horário combinados, uma equipe itinerante vai até a residência do solicitante para realizar a coleta das digitais e digitalização dos dados.

Quem pode fazer a solicitação?

O pedido pode ser feito por parentes próximos (filhos, pais e avós), cônjuge ou um representante legal da pessoa que precisa do serviço.

Quais documentos são necessários?

No dia do atendimento, é preciso apresentar:

  • Duas fotos 3x4
  • Identidade antiga
  • Comprovante de residência
  • CPF
  • Laudo médico (se houver)
  • Certidão de nascimento, casamento ou divórcio com averbação

Qual o prazo de entrega?

O documento fica pronto em até sete dias úteis e tem prioridade devido à condição dos solicitantes.

Quanto custa?

Primeira via: gratuita
Segunda via: R$ 36,06

Segundo o superintendente do Instituto de Identificação, Antônio Ferreira, o atendimento pode ser realizado em qualquer município alagoano, conforme disponibilidade no momento do agendamento.

Para mais informações, basta procurar o Instituto de Identificação e garantir o acesso ao principal documento de identidade do cidadão.