Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Penedo e SEPREV fortalecem parceria para acolhimento de pessoas em situação de rua

O acolhimento de pessoas em situação de rua segue fortalecido em Penedo, onde prefeitura e governo de Alagoas atuam em conjunto, orientando equipe técnica e realizando busca ativa.

Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Penedo e SEPREV fortalecem parceria para acolhimento de pessoas em situação de rua

Nesta quinta-feira, 27,  a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH) voltaram a promover capacitação para servidores e também abordagens nas ruas.

O trabalho iniciado pela manhã, com palestra na Casa de Aposentadoria, teve complemento no período da noite, com equipe das duas pastas e da Rede Acolhe visitando locais frequentados por pessoas em situação de rua.

WhatsApp-Image-2025-02-28-at-10.05.07-2-1536x1023.avif

Em todos os lugares onde comumente há presença de pessoas que, em sua maioria, também são dependentes químicos, apenas no centro da cidade e em frente a uma clínica médica situada na Avenida Wanderley havia o público-alvo da busca ativa.

Durante os atendimentos das equipes da SEMASDH e da Seprev, duas pessoas aceitaram o encaminhamento proposto e foram levadas até a comunidade terapêutica Kerygma, localizada em Craíbas, município da região Agreste de Alagoas.

A Diretora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Patrícia Mendes Vieira, participa diretamente desse trabalho e informa que a maior dessas pessoas em situação de rua têm família e moradia fixa, sendo que algumas são de outras cidades, entre elas Piaçabuçu e Coruripe.

WhatsApp-Image-2025-02-28-at-10.05.06-4-1536x1023.avif

“A gente não pode retirar essas pessoas à força durante a abordagem social, quando tentamos estabelecer um vínculo de confiança para que aceitem o tratamento, o encaminhamento possível”, explica a assistente social sobre o trabalho.

Além da Diretora do CREAS, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Penedo participou da busca ativa com a psicóloga Kelma Farias. Ao lado do pessoal da Seprev e da Rede Acolhe, elas percorreram as três praças da Cohab e pontos da Vila Matias, Barro Duro, centro da cidade e orla ribeirinha, inclusive Banca do Peixe e Rodoviária.

“A dependência química existe e o município tem um local onde o encaminhamento para tratamento pode ser feito”,  informa Thomas Artur, Coordenador Geral da Rede Acolhe em Arapiraca, sobre a assistência disponível no CREAS, setor localizado na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, próximo do CAPS.

Creditos: Fernando Vinícius
Fonte: SECOM PMP