Mistério da fuga de Carla Zambelli durante condenação

  • Compartilhar:
Mistério da fuga de Carla Zambelli durante condenação

Contexto da Fuga

A deputada Carla Zambelli fugiu do Brasil para não ser presa. Condenada a dez anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça, Carla Zambelli já sabe como recorrer da sentença: fugindo. Nesta terça-feira, ela afirmou, em uma live, que está na Europa, supostamente para um tratamento médico -- o que é estranho, porque na entrevista virtual, como lembrou o amigo Cléber Lourenço, ela sorria feito uma condenada.

Dilemas e Incongruências

O local exato nem mesmo a defesa da deputada do PL de São Paulo sabe dizer. Se ela segue as recomendações dos médicos, não sabemos. Mas a dos advogados parece não obedecer. Logo que a Primeira Turma do STF anunciou a pena, Zambelli chamou uma coletiva para dizer que não sobreviveria à prisão. E mentiu ao afirmar que iria cumprir a lei e se apresentar quando os recursos se esgotassem e a ordem de prisão fosse formalizada.

Início da Controvérsia

Até lá, disse que pretendia reunir relatórios médicos para provar que na cadeia não seria cuidada da maneira como precisa. A conversa era toda estranha, já que a deputada parecia estar em boa forma quando perseguiu, com arma em punho, um eleitor de Lula na véspera das eleições de 2022. E nem foi por este processo que recebeu a primeira sentença à prisão. Foi porque, segundo o STF, ela se uniu ao hacker Walter Delgatti para invadir o sistema eletrônico do CNJ com a assinatura de Alexandre de Moraes e publicar um pedido de prisão contra ele mesmo. A brincadeira custou caro.

O Enigma da Fuga

Da forma como foi noticiada, a fuga ainda é envolta de mistérios. Em 2023, por ordem de Moraes, a PF apreendeu o passaporte da deputada no âmbito da mesma investigação sobre a invasão ao sistema do CNJ. Como foi entregue novamente a ela? Ou ela saiu do país sem a documentação? Foi para a Europa num bote clandestino? Num compartimento de algum navio de soja? Mistérios.

Comportamento Estranho

Há alguns anos, até os fãs da deputada desconfiaram quando ela anunciou estar com Covid e esqueceu de trocar de conta ao mandar condolências a ela mesma em uma postagem. A ideia era se passar por uma apoiadora. Tudo em Zambelli parece soar tão real como uma nota de R$ 3. A doença que ela jura dificultar o cumprimento da pena. A jura de inocência. E, agora, a fuga misteriosa.

Conclusão e Esperanças Futuras

Zambelli certamente assistiu ao longa de Steven Spielberg ao se colocar no centro de uma trama típica do personagem de Leonardo Di Caprio em "Prenda-me se for capaz". Mas dela só um ponto parece superar a mitomania: é a capacidade de acreditar na própria capacidade, bem diferente do personagem esperto da trama na ficção. Seria uma surpresa mandar um truque de gênio em meio a tantas patacoadas desde que se elegeu – a começar pela contratação de um hacker para pregar uma peça contra Moraes. Os próximos capítulos prometem.