UFAL perde 82 posições no ranking das universidades
05/06/2025, 19:46:36
UFAL enfrenta queda significativa no ranking global
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) caiu 82 posições no ranking das melhores universidades no mundo, de acordo com os dados divulgados na segunda-feira (2). Ao todo, 46 universidades brasileiras caíram na classificação. O motivo, segundo o Centro para Rankings Universitários Mundiais (CWUR), responsável pela análise, é a falta de investimento do governo nas instituições.
Desempenho da Ufal ao longo do tempo
Em 2024, a Ufal ocupava a 1864ª posição na lista, mas caiu para a 1946ª posição em 2025. A Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) afirmou que a crise orçamentária enfrentada pela universidade chegou a um nível ainda mais crítico devido à falta de repasse regular do orçamento desde janeiro.
Impactos da crise financeira
O campus Maceió, incluindo o Hospital Universitário (HU), corre o risco de ter a energia elétrica cortada por causa de uma dívida de mais de R$ 3 milhões com a Equatorial Alagoas. Segundo a Proginst, a crise financeira também afeta o pagamento das bolsas acadêmicas.
Conclusão
A situação da Ufal é um reflexo do estado atual do financiamento do ensino superior no Brasil, levantando questões sobre a importância dos investimentos em educação para o desenvolvimento das universidades e a formação acadêmica de qualidade. Para mais atualizações sobre este tema e outros assuntos relacionados à educação, fique ligado em nosso blog.