Porque as eleições de Mongaguá já foram resolvidas e em outras cidades não?

Daseleições de 2020 e 2024 em Alagoas algumas cidades já tiveram soluções quanto a fraudes na cota da mulheres como as "laranjas" o que dá esperança também sobre outros tipos de crimes eleitorais.

Porque as eleições de Mongaguá já foram resolvidas e em outras cidades não?

Nas eleições de 2024 da cidade de Mongaguá, estado de São Paulo, o prefeito eleito, Paulinho Wiazowki (PP), foi destituído do cargo e teve seus direitos políticos suspensos por oitos anos por ter irregularidades em suas contas quando prefeito em 2012, reprovadas pela câmara municipal. O ministro André Mendonça atuou como relator do caso. Leia a íntegra da matéria https://search.app/ZfXUG do Ppoder360.

Nas eleições suplementares de 2024, a esposa de Paulino Wiazowki, Tereza Cristina Aguiar Tofanello Wiazowki, foi então eleita para o cargo, domingo, dia 08 de junho de 2025, após o TSE invalidar a eleição do seu marido, Paulinho Wiazowki, vencedor das eleições de outubro de 2024.

O mérito jurídico do processo contra Paulinho Wiazowki não é eleitoral, mas a decisão veio a trazer reforço sobre a credibilidade do judiciário – Justiça Eleitoral – o que dá esperança às cidades que vivem sobre o clima de aguardar decisão da Justiça Eleitoral, na retidão dos membros dos Tribunais Regionais Eleitorais dos estados brasileiros quanto à celeridade nos processos que mexem com as populações já dilaceradas pelo que a política faz.  

Creditos: Professor Raul Rodrigues