Grupo Fulô.A destaca Penedo na feira de artesanato

Grupo Fulô.A destaca Penedo na feira de artesanato

Grupo Fulô.A representa Penedo na maior feira de artesanato da América Latina


Ana Cristina Ferreira, mestre artesã fundadora do Grupo Produtivo Fulô.A, está em Recife-PE representando Penedo na 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). Com apoio da Prefeitura de Penedo – por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lazer e Juventude (SEMCLEJ) –, ela participa da maior feira desse setor da América Latina, expondo e comercializando bordados produzidos por um grupo de aproximadamente vinte mulheres do povoado Murici.

O trabalho inclusivo coordenado por Ana Cristina na comunidade rural penedense está exposto no estande do Alagoas Feita à Mão, ao lado de outros talentos incentivados pelo programa que dá mais visibilidade à cultura popular alagoana no governo Paulo Dantas. Programa Alagoas Feita à Mão viabiliza participação de representantes do estado na Fenearte (Divulgação Agência Alagoas)

“A identidade penedense está presente na ‘Feira das Feiras’, como a Fenearte é conhecida, por meio da arte feita à mão pelo grupo Fulô.A. São bordados bem elaborados, com acabamento impecável, que transmite a beleza no nosso município Brasil afora. Parabenizo, em nome da Ana Cristina, o trabalho dessas artesãs bordadeiras, desejando sucesso em mais um ano participando deste grande evento cultural”, destaca a Secretária de Cultura Teresa Machado.

Em maio deste ano, bordadeiras de Minas Gerais vieram até o povoado Murici para conhecer e aprender sobre as técnicas do bordado ponto livre do grupo Fulô.A. No perfil da plataforma do Alagoas Feita à Mão, onde também há peças à venda do coletivo de bordadeiras, a iniciativa liderada por Ana Cristina tem sua importância social destacada, sendo "exemplo de como a arte artesanal pode ser não apenas uma forma de expressão, mas também uma fonte de renda e um meio de fortalecimento da identidade cultural local".

Ana Cristina Ferreira criou o Grupo Produtivo Fulô.A no povoado Murici, zona rural de Penedo, onde trabalha com cerca de 20 artesãs.

Não é por acaso que a fundadora da Fulô.A foi reconhecida como Mestra Artesã em março deste ano. E na feira que acontece até o dia 20 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, os bordados com representações da fauna, flora e cenas do cotidiano ribeirinho em roupas, acessórios de moda e peças decorativas colocam Penedo na maior feira de artesanato da América Latina.