Solo quente e liberação de gases: quais as possíveis razões?
12/07/2025, 12:13:54Estudos devem continuar até se chegar a uma conclusão final. Porém respeitando-se dois fatores: hora da pesquisa e a metodologia aplicada.

Toda precipitação de gases em vazamentos de gases do subsolo apenas apresentam as suas características quando do momento de tais precipitações. Em estado de repouso não se pode mensurar com precisão que tipo de gás está a escapar, e também, qual a função físico-química da realização do trabalho se transformando em calor. Transformação exotérmica que libera calor para o meio ambiente.
Portanto, realizar estudos quando do estágio de repouso do aparente local é desperdício de tempo e estudos.
Se não há precipitação na hora dos levantamentos, as chances de análises no local jamais serão conclusivas. Muito embora se possa levar informações ou amostras de algumas características para análises em laboratório.
Repito:
As razões pelas quais um solo ou subsolo libera calor são – pela liberação do calor absorvido pelos raios do sol (descarta por ser área coberta), estação do ano determinada como a mais quente do ano, cor e tipo do solo (descartável), matéria orgânica acumulada, composto típico existente no subsolo, ou a injeção de calor por atividade no local ou proximidades (descartável).