Como Funcionam os Concursos de Canto de Pássaros em Alagoas
13/07/2025, 19:37:08
Introdução aos Concursos de Canto de Pássaros
Os concursos de canto de pássaros são uma tradição antiga e acontecem quase todos os finais de semana em várias cidades de Alagoas, de forma legalizada e regulamentada pelos órgãos ambientais. Os eventos seguem regras específicas e requerem autorização ambiental. Apenas aves que pertencem ou que foram compradas de criadores com certificação e autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) podem participar. Atualmente em Alagoas, existem cerca de 5 mil criadores de aves amadores e pelo menos quatro criatórios comerciais. As premiações nas competições incluem troféus e valores em dinheiro.
Funcionamento dos Eventos
Mas você sabe como funcionam esses eventos e quais são as exigências para os participantes? O g1 buscou informações para explicar os bastidores desses torneios. Além da autorização ambiental, os criadores precisam retirar a Guia de Transporte Animal (GTA) junto à Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal). É fundamental que haja uma nota fiscal da compra do animal durante as fiscalizações.
Casos de Irregularidades
No começo do mês de julho, um torneio de canto de pássaros silvestres que ocorria de forma clandestina foi encerrado pela Polícia Militar Ambiental, no município de Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas. Essa competição, que reunia aves da espécie sibite, acontecia em um local sem qualquer autorização dos órgãos ambientais competentes.
Espécies Comuns em Competições
As duas espécies mais comuns nos campeonatos são o papa-capim (coleiro) e o curió. Segundo o criador de aves Tancredo Pereira, há várias associações voltadas para o papa-capim e apenas uma dedicada ao curió. Os torneios de papa-capim ocorrem praticamente todos os finais de semana, enquanto os de curió acontecem cerca de três a quatro vezes por ano.
Formato das Competições
As gaiolas com os pássaros são dispostas em um pedestal. Normalmente, é dado um tempo de cinco minutos para que cada ave possa cantar, mas isso pode variar conforme o regulamento de cada competição. O ambiente precisa ser silencioso para não atrapalhar o canto, evitando fatores externos que possam alterar, induzir ou inibir os pássaros.
Avaliação e Critérios
Normalmente, o pássaro é julgado com base em cinco critérios: voz, andamento do canto, melodia, colocação de notas e apresentação. Os jurados observam atentamente a apresentação dos animais. As notas variam de zero a dez em cada quesito. Após isso, é realizado um cálculo para determinar a nota final. Jurados que notarem erros ou defeitos podem subtrair pontos das apresentações, considerando a omissão de notas musicais durante o canto ou entonações diferentes do canto característico da espécie.
Preparação das Aves para Competição
As aves são criadas em gaiolas que geralmente ficam em locais acústicos. Algumas podem ser mantidas cobertas para evitar estímulos excessivos, sendo expostas somente aos seus cantos. Há criadores que utilizam gravações do canto para habituar os pássaros à melodia de sua espécie. Como estratégia, os criadores também fazem “passeios” com as gaiolas para que os animais se familiarizem com a movimentação, evitando surpresas no dia da competição. A saúde e alimentação das aves de competição recebem atenção especial, com avaliações regulares por veterinários. A ração é balanceada e podem até tomar vitaminas, caso necessário.
Premiações e Reconhecimentos
As premiações nos concursos incluem troféus e valores em dinheiro, celebrando a habilidade dos criadores e a beleza das aves participantes.