Facção Criminosa de Maceió é alvo de operação policial

Facção Criminosa de Maceió é alvo de operação policial

Operação policial contra facção criminosa em Maceió

Uma facção criminosa que atua de forma violenta na região metropolitana de Maceió foi alvo de uma operação desencadeada nesta terça-feira (29). A operação, nomeada "Comando Vermelho 2", visa cumprir um total de 50 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão nos bairros de Maceió, Rio Largo, Satuba e Santa Luzia do Norte. Até o momento da última atualização desta reportagem, já mais de 20 pessoas tinham sido detidas.

As investigações revelaram que a facção estava se expandindo em áreas como Jarbas Oiticica, Antônio Lins, Mutirão, Mata do Rolo e Alto de São Miguel. Essa expansão gerou uma "guerra urbana" contra grupos rivais pelo controle territorial. Além de promover confrontos armados, a facção está implicada em atividades como tráfico de drogas, homicídios, porte ilegal de armas e roubos.

Detalhes da operação

A operação tem a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AL), em parceria com o Ministério Público Estadual (MP-AL) e as polícias Civil e Militar. As ordens judiciais foram autorizadas pela 17ª Vara Criminal da Capital, após meses de investigações que incluíram a coleta de provas técnicas.

De acordo com a SSP, a disputa territorial entre facções está gerando um aumento dos conflitos armados, resultando em execuções e atos de violência entre os grupos. Para reforçar a segurança na comunidade, a SSP também estimula a população a fazer denúncias anônimas, que podem ser realizadas pelo Disque 181, garantindo total sigilo das informações.