Nos tempos de ACM, fosse qual fosse o governo poderia tê-lo como aliado
03/08/2025, 16:40:42ACM fez parte dos governos militares, da redemocratização e enfim de todos os governos do Brasil. Rei da Bahia sabia que poderia decidir a eleição presidencial, e em quanto aliado, um conhecedor de todos e de tudo.

Um dos mais longevos políticos do Brasil, Antônio Carlos Magalhães – o Rei da Bahia ou ACM – em determinado momento da sua vida pública, foi convidado para ser ministro das comunicações, o que contou com o aval de Tancredo Neves, gerando um burburinho nos bastidores de Brasília.
Ulisses Guimarães homem forte do MDB, parte então para Tancredo e diz: “mas Tancredo ACM conta com o seu apoio?” E Tancredo do alto da sua sabedoria política responde: “É indicação de Roberto Marinho”. E explicou: “Eu brigo com a maioria da bancada, brigo com o partido, brigo com você, brigo com o Papa, mas você me botar parar brigar com Roberto Marinho não vou!” Depois Tancredo Neves foi eleito presidente da república elo Colégio Eleitoral de Brasília.
Lula para vencer Bolsonaro fez seu governo virar centro direita com a vinda Geraldo Alckmin como vice-presidente da sua chapa. Era a soma perfeita para vencer Bolsonaro com o colegiado de São Paulo.
As lições são muitas, mas alianças com inimigos é coisa para quem sabe o que carrega. Mas nunca para novatos.