Penedo apresenta novo Plano Municipal de Turismo

Penedo apresenta novo Plano Municipal de Turismo

Prefeitura de Penedo apresenta Plano Municipal de Turismo


A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (SETUREC), apresentou, em um encontro realizado no auditório do Sebrae Penedo, o Plano Municipal de Turismo.

A solenidade contou com a presença de integrantes da SETUREC, estudantes do curso de Turismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), empresários, representantes do trade turístico e atores do setor local. Também participaram Sidartha Reis e Amanda Pinto, analista e gestora de Turismo do Sebrae Penedo, respectivamente.

De forma remota, a abertura do encontro foi conduzida pelo secretário municipal de Turismo e Economia Criativa, Jair Galvão. Em seguida, Karlinne Cordeiro, diretora de Economia Criativa da SETUREC, apresentou o Plano Municipal de Turismo.

O documento tem como objetivo estruturar ações voltadas ao desenvolvimento da atividade de forma ordenada, sustentável e participativa, promovendo o crescimento econômico, a inclusão social, a conservação do patrimônio e o fortalecimento da identidade local.

“O Plano Municipal de Turismo é um avanço essencial para Penedo. Ele organiza estratégias que transformam nosso potencial em ações reais, fortalecendo o turismo de forma sustentável, inclusiva e inovadora. Com a união do poder público, da iniciativa privada, da comunidade e das instituições de ensino, teremos condições de gerar emprego, renda e mais qualidade de vida, preservando a identidade e valorizando as riquezas do nosso município.” explanou Ronaldo Lopes, prefeito de Penedo.

Segundo Jair Galvão, o plano busca priorizar o desenvolvimento do turismo e de seus segmentos estratégicos.

“Queremos garantir que ele não seja apenas mais um documento, mas um instrumento vivo de transformação. Se colocarmos em prática o que está proposto, os resultados certamente virão. A nossa intenção é cumprir esse compromisso com seriedade, profissionalismo e em parceria com todos os envolvidos”, afirmou o secretário.

A construção do plano envolveu diversos segmentos da sociedade. Foram consideradas as contribuições do poder público, da iniciativa privada, de instituições de ensino e da comunidade penedense. Entre as metodologias aplicadas, destacam-se o inventário da oferta turística, oficinas participativas, escuta ativa de moradores e profissionais do setor, além da análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), que permitiu identificar o cenário atual do turismo no município.

“A elaboração de um novo Plano de Turismo estruturado nos eixos de um Destino Turístico Inteligente representa um passo estratégico para o desenvolvimento local. Ao integrar inovação, sustentabilidade, acessibilidade, governança e tecnologia, o município não apenas fortalece sua atratividade, mas também garante benefícios diretos à comunidade, promovendo geração de emprego, renda e qualidade de vida”, destacou Karlinne Cordeiro, diretora de Economia Criativa da SETUREC.

O documento está alinhado aos requisitos DTI Brasil, do Ministério do Turismo (MTur), estruturado nos eixos de governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade. Além disso, será o guia das ações do setor pelos próximos cinco anos.

“O Plano Municipal de Turismo de Penedo consolida diretrizes e estratégias para o desenvolvimento ordenado do setor, alinhando potencialidades locais às boas práticas de gestão e promovendo um turismo mais competitivo, inclusivo e sustentável”, ressaltou Sidartha Reis, analista do Sebrae Penedo.