Execução de ex-delegado em SP: detalhes impactantes
17/09/2025, 13:31:34Determinantes da tragédia
Ruy Ferraz Fontes dirigia o veículo da esposa quando foi executado. O ex-delegado-geral de São Paulo não utilizava um carro blindado no momento em que foi atacado por criminosos em Praia Grande, no litoral paulista, na segunda-feira (15).
O crime
Fontes foi perseguido por criminosos e atingido por mais de 20 disparos. O carro que ele conduzia colidiu com um ônibus, e, em seguida, três homens saíram do veículo que realizava a perseguição. Dois deles se aproximaram e voltaram a atirar contra o ex-delegado. Duas pessoas, que estavam nas proximidades, também ficaram feridas na ação e foram socorridas pelo Samu para a UPA Quietude.
Falta de segurança
Apesar de ter direito a escolta policial, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que Ruy Ferraz Fontes não havia solicitado o serviço. Segundo informações do g1, ele dirigia o automóvel da esposa porque o seu estava em uma oficina para blindagem.
Histórico e atuação de Ruy Ferraz Fontes
A Prefeitura de Praia Grande declarou que Fontes se dedicava exclusivamente às funções administrativas como secretário de Administração do município, cargo que ocupava desde janeiro de 2023, "sem relatar preocupações relacionadas à sua segurança pessoal ou mencionar fatos de sua atividade anterior como delegado-geral". O prefeito Alberto Mourão (MDB) afirmou que Fontes costumava circular armado e possuía um carro blindado em São Paulo. Contudo, uma investigação revelou que outro veículo dele também estava em processo de blindagem.
O que é blindagem?
A blindagem é um processo que reforça a estrutura de um veículo contra disparos e explosões. Este procedimento, que deve ser autorizado pelo Exército Brasileiro, pode levar de 31 a 60 dias para ser concluído. Durante o processo, o carro é desmontado, sendo blindado por partes, iniciando pelas partes opacas, como portas e colunas, seguidas pela substituição dos vidros por versões resistentes a tiros. Após a finalização, o proprietário precisa apresentar a Declaração de Blindagem e o Certificado de Segurança Veicular ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para regularizar o registro, com todo o processo sendo monitorado pelo Exército, que mantém o Sistema de Controle de Veículos Blindados (Sicovab).
Carreira de Ruy Ferraz Fontes
Fontes teve uma carreira de mais de quatro décadas na Polícia Civil paulista, destacando-se pelo combate ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele foi delegado-geral entre 2019 e 2022 e atuou em delegacias estratégicas, como o DHPP, o Denarc e o Deic. No início dos anos 2000, foi um dos primeiros a mapear a estrutura da facção, identificando suas lideranças e modos de operação. Participou ativamente das investigações sobre o assassinato do juiz Antonio José Machado Dias, conhecido como "Machadinho", que foi morto a mando da facção em 2003. Em 2006, durante uma onda de ataques do PCC em São Paulo, Fontes indiciou alguns dos principais líderes, entre eles Marcos Willians Herbas Camacho, o "Marcola", atualmente considerado chefe da organização criminosa.
Funeral e despedida
O delegado aposentado foi sepultado por volta das 17h30 da terça-feira (16) no Cemitério da Paz, no Morumbi, Zona Sul da capital. O velório foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), e contou com a presença de amigos, familiares, políticos e autoridades do estado. O Portal iG procurou a SSP, e a reportagem será atualizada assim que recebermos a resposta.