Plantio de arroz impulsiona economia na zona rural de Penedo

Plantio de arroz impulsiona economia na zona rural de Penedo

Colheita de Arroz na Ponta Mofina

Setenta e três hectares de arroz começaram a ser colhidos nesta quarta-feira, 17 de setembro, na comunidade Ponta Mofina, zona rural de Penedo, com estimativa de colher sete toneladas em cada hectare. O trabalho desenvolvido no governo Inovação e Crescimento, liderado por Ronaldo Lopes e Valdinho Monteiro, é um marco histórico no retorno da rizicultura na localidade que já foi a maior produtora do grão em todo Baixo São Francisco.

Fatores como preparo do solo sem custo para o agricultor, que também não pagou pelo uso de equipamentos, do plantio à colheita; uso de sementes de qualidade, distribuídas de forma gratuita; assistência técnica integral e venda assegurada de toda a produção são mais uma prova de que nunca se fez tanto pelo agricultor penedense como se faz agora.

Por determinação do prefeito Ronaldo Lopes, o trabalho coordenado pelo vice-prefeito Valdinho Monteiro à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola (Semdagro) avança a passos largos, com apoio de diversas instituições, entre elas a Cooperflores.

É a Cooperativa Agropecuária de Ilha das Flores que está comprando toda a produção do arroz, iniciada há quatro sementes, chegando à colheita do ‘arroz de sequeiro’ na Ponta Mofina, investimento que vai render cerca de vinte mil reais, por cada lote, ao rizicultor.

“Eu nasci em Penedo, conheço muito bem a nossa cidade e todas as áreas agrícolas do nosso município, e pelo fato de ter sido superintendente da Codevasf, também conheço de perto essa região e sei do seu potencial, da qualidade das terras daqui”, frisou Ronaldo Lopes sobre a retomada histórica da rizicultura naquela localidade.

Ele lembrou que a missão dada ao vice-prefeito e gestor da Semdagro, ‘um homem experiente do campo’, mostra o acerto da escolha do companheiro de chapa que sabe quais são as vocações rentáveis da economia agrícola para os agricultores de Penedo.

“Aqui, os custos foram bem abaixo de outras áreas que nós conhecemos, e a produtividade acima de muitas dessas áreas que plantam arroz de sequeiro. Então isso é muito positivo”, acrescentou Ronaldo Lopes, mencionando a satisfação dos produtores e o interesse de mais agricultores de participarem do trabalho na próxima safra.

O vice-prefeito Valdinho Monteiro agradeceu a parceria do presidente da Cooperflores, Kayro Castro, e a felicidade com os resultados da produção de arroz na localidade que passou 20 anos sem investimentos na rizicultura.

“Quando recebi a missão do prefeito Ronaldo, eu não parei de trabalhar e são parcerias como essa, também com os agricultores, que hoje a gente tem um resultado desse”, ressaltou o gestor da Semdagro, incluindo nos agradecimentos o Banco do Nordeste, o Sebrae e o Senar.

“O resultado de hoje, por hectare, é muito importante para o agricultor que tem garantia de renda”, afirmou Valdinho, acrescentando outros benefícios para os moradores daquela região, como a orla urbanizada da Ponta Mofina e a construção da ponte, atualmente em estágio de concretagem, estrutura fundamental para agilizar o escoamento da produção e o deslocamento até a cidade por qualquer motivo.

Representando o governador Paulo Dantas, o secretário executivo de Saúde, Guilherme Lopes, destacou o marco histórico para a agricultura de Penedo, parabenizando o gestor da pasta, Valdinho Monteiro, e a geração de emprego e renda com o investimento que resgata o plantio de arroz de sequeiro.

“Graças a essa gestão, estamos nos acostumando a viver momentos históricos”, afirmou Guilherme, relacionando obras estruturantes como a ponte da Ponta Mofina e a Penedo-Neópolis.

“Isso tudo está colocando Penedo de volta a um patamar de onde ela nunca deveria ter saído, se destacando nas mais diversas áreas e todos vocês que fazem parte da gestão e os vereadores também continuem com esse trabalho incansável porque só quem ganha com isso é o povo de Penedo, é o povo da região do Baixo São Francisco. O sul do estado de Alagoas está voltando a ser referência, principalmente pelos passos que Penedo vem dando”, declarou Guilherme Lopes.

O início da colheita do arroz na Ponta Mofina foi também celebrado em conjunto com produtores, servidores da Semdagro, secretários municipais, representantes da Cooperflores, Emater, Sebrae, Banco do Nordeste, Senar e do Poder Legislativo Municipal.

“Nós nunca vamos faltar com vocês, agricultores de Penedo. Cada vez mais, nós vamos dar apoio e, nesse caso específico de hoje, nós vamos voltar a ser um grande produtor de arroz do Baixo São Francisco”, encerrou Ronaldo Lopes.