Voto feminino: conquista histórica que precisa ser celebrada
02/11/2025, 20:30:57Voto feminino: uma conquista histórica
No próximo dia 3 de novembro, celebra-se o Dia da Instituição do Direito ao Voto da Mulher no Brasil. Essa conquista, que colocou as eleitoras brasileiras como parte integrante do processo social e político, ocorreu há exatos 95 anos, em 1930, durante o governo do então presidente Washington Luís. Posteriormente, o voto feminino foi previsto no Código Eleitoral de 1932.
O impacto do voto feminino
Esse avanço simbolizou o direito das mulheres brasileiras de ir às urnas, decidir os rumos do país e influenciar políticas públicas. Muito além de um fato histórico, a instituição do voto feminino representa o reconhecimento de que a participação política das mulheres é fundamental para uma sociedade mais justa e representativa.
Hoje, as mulheres ocupam esse espaço com maestria. Dados do Tribunal Superior Eleitoral, referentes às eleições municipais de 2024, revelam que elas representam a maioria do eleitorado brasileiro, com mais de 81 milhões de eleitoras, totalizando 52,47% do total. Além disso, em quase 62% dos municípios brasileiros, as mulheres são maioria entre os eleitores.
Desafios ainda persistem
Apesar de o direito ao voto ser uma conquista importante e do amplo protagonismo das mulheres entre os eleitores, novos desafios ainda precisam ser enfrentados quanto à presença feminina nos espaços de poder. Embora as mulheres sejam a maioria do eleitorado, os homens ainda ocupam a grande maioria das vagas eletivas, revelando um contraste entre o exercício do voto e a real representatividade.
A Justiça Eleitoral está atenta e tem criado mecanismos legais para incentivar a participação da mulher na política e nos processos eleitorais. Isso inclui punições rígidas para partidos e coligações que descumprirem as regras de cota de gênero e a distribuição dos recursos das campanhas. É um começo, uma semente que se planta agora para que no futuro a participação feminina na política possa criar raízes fortes.
Um lembrete importante
O Dia da Instituição do Direito ao Voto da Mulher deve ser reconhecido como um ponto de partida para uma longa caminhada rumo à construção de um país onde a representatividade plena das mulheres na política seja uma realidade, e não uma esperança distante. Uma nação se enriquece na diversidade de vozes e experiências que ela abriga. É prioritário relembrar essa conquista e os desafios que ainda perduram na luta por igualdade de direitos.