Arte e Saúde Mental no Projeto Nise em Arapiraca

Arte e Saúde Mental no Projeto Nise em Arapiraca

Participação do CAPS de Penedo na Exposição

A equipe e os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Penedo participaram da abertura da exposição "Imagens do Inconsciente", realizada no Partage Shopping, em Arapiraca. A atividade, que ocorreu nesta quarta-feira, 05, também contou com a presença do CAPS do município de Igreja Nova, reforçando o compromisso conjunto com a valorização da arte e da saúde mental.

A exposição é resultado das atividades realizadas no CAPS de Penedo, com telas retornadas ao município de origem para o acervo do setor vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O Projeto Nise em Cores e Formas

A mostra apresenta telas produzidas pelos usuários participantes do Projeto "Nise em Cores e Formas", que celebra os 120 anos de nascimento da renomada psiquiatra alagoana Nise da Silveira, referência nacional e internacional por sua abordagem humanizada no tratamento das pessoas em sofrimento psíquico.

“A arte tem um poder transformador que vai muito além do que se vê nas telas. Ela resgata histórias, fortalece vínculos e devolve o sentimento de pertencimento. Ver nossos usuários do CAPS ocupando espaços como esse, expondo suas criações e sendo reconhecidos pelo que produzem, é motivo de imenso orgulho. Penedo acredita na arte como cuidado, como terapia e como expressão de vida”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Apoio e Inclusão Social

O projeto Nise em Cores e Formas é uma iniciativa do Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC), com apoio dos governos federal, estadual e municipal, realizado com recursos provenientes da emenda parlamentar do deputado federal Paulão.

Além de Penedo e Igreja Nova, participaram da cerimônia representantes dos municípios de Arapiraca, Piranhas, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema, todos integrados no projeto que tem se destacado por unir arte, terapia e inclusão social.

Para os participantes de Penedo, a oportunidade de ver suas obras expostas ao público representa um momento de valorização e reconhecimento. “Eu tenho muito orgulho de fazer parte e ser paciente do CAPS de Penedo. Quero agradecer a todos vocês pela compreensão e tudo que recebi. Tenho muito orgulho dos nossos profissionais a psicóloga Aisha, a nossa diretora Bel e ao professor de artes Percivaldo”, relatou um dos usuários do CAPS, João Batista.

Um Compromisso com a Arte e a Saúde Mental

A participação do CAPS Penedo na exposição reafirma o compromisso da Prefeitura de Penedo com a promoção da arte como instrumento terapêutico e com a valorização dos usuários dos serviços de saúde mental, fortalecendo o protagonismo e a expressão artística de cada um.