ONU lança iniciativa global para combater calor extremo
12/11/2025, 12:11:57O Programa Global Contra o Calor Extremo
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Presidência da COP30 lançaram, nesta terça-feira (11), o Mutirão Global Contra o Calor Extremo, uma iniciativa essencial para enfrentar o aumento das temperaturas nas cidades e promover soluções de resfriamento sustentável.
Objetivos e Adesões
Mais de 150 cidades já se uniram ao programa, que tem como objetivo alcançar 200 cidades até o final de 2025, sendo 80 no Brasil. A finalidade é reduzir os impactos das ondas de calor, que estão se tornando cada vez mais frequentes, e auxiliar os governos locais na adaptação às mudanças climáticas.
Impactos do Calor Extremo
Segundo o relatório Global Cooling Watch 2025, que foi divulgado juntamente com o lançamento do mutirão, o calor extremo causa anualmente cerca de 500 mil mortes em todo o mundo. Além disso, estima-se que o número de pessoas em risco nas áreas urbanas pode aumentar em até 700% até 2050, se nenhuma medida de adaptação for implementada.
Investimentos Necessários
O estudo enfatiza que investir em construções inteligentes, criação de áreas verdes e uso de tecnologias limpas pode reduzir em até 64% as emissões do setor de resfriamento e gerar trilhões em economia de energia nas próximas décadas.
Resfriamento Sustentável como Infraestrutura Essencial
Durante o evento, especialistas ressaltaram a importância do resfriamento sustentável ser considerado uma infraestrutura essencial, assim como serviços de água, energia e saneamento. A proposta é estimular políticas públicas que contemplem planejamento urbano, aumento da arborização e soluções arquitetônicas que ajudem a diminuir o calor nas cidades.
Apoio aos Gestores Públicos
O Mutirão Global Contra o Calor Extremo também proporcionará orientação aos prefeitos e gestores públicos sobre medidas baseadas em ciência e formas de conseguir financiamento internacional para tornar essas ações viáveis.
Meta Global do Mutirão
A meta última do mutirão é transformar o resfriamento sustentável em uma política pública global, assegurando o direito de viver em um ambiente saudável e seguro, mesmo diante do crescente aquecimento do planeta.