Fórum Comunitário do Selo UNICEF é realizado em Penedo
19/11/2025, 09:00:03Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025-2028
Na manhã desta terça-feira (18), a Prefeitura de Penedo realizou o Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025-2028. O encontro ocorreu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal – Campus Penedo) e reuniu gestores das cinco secretarias envolvidas, representantes da sociedade civil e estudantes das redes públicas municipal e estadual.
“O Fórum é obrigatório e o UNICEF disponibiliza os indicadores que são analisados. Para esta edição, posso garantir que a Prefeitura de Penedo já alcançou a maioria das metas para 2025-2028. Entre os indicadores já cumpridos estão: busca ativa escolar, busca ativa vacinal, famílias acompanhadas, famílias em situação de vulnerabilidade social, entre outros”, pontua a articuladora do Selo no município, Darlene Nonato.
Ainda segundo a articuladora, um dos temas discutidos foi a gravidez na adolescência. “Durante os debates, discutimos a gravidez na adolescência e a nutrição das nossas crianças e adolescentes. Houve ainda uma solicitação do UNICEF para que os estudantes construíssem seu próprio plano, baseado na melhoria de ações voltadas para que eles nos apresentassem”, acrescentou.
Com o plano criado pelos adolescentes, o município de Penedo terá até 2028 para executá-lo. Estão envolvidas no Selo UNICEF e em seus indicadores as secretarias de Infraestrutura, Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura.
“O Selo não é apenas um reconhecimento. Ele é, acima de tudo, um compromisso coletivo, uma aliança entre todas as secretarias municipais para garantir que cada menino e cada menina de Penedo tenha acesso a uma educação de qualidade e a serviços de saúde e assistência social que permitam seu desenvolvimento pleno e saudável”, finaliza Darlene Nonato.
O que é o Selo UNICEF
O Selo UNICEF reconhece municípios que promovem, realizam e garantem os direitos de crianças e adolescentes, comprovando avanços por meio de diversos indicadores nas áreas de Saúde, Infraestrutura, Educação, Cultura e Assistência Social.
Para a realização do Fórum Comunitário, o UNICEF exige um quórum mínimo de 100 inscritos, e Penedo contabilizou, nesta terça (18), 267 participantes entre representantes das secretarias envolvidas, da sociedade civil e estudantes da rede pública municipal e estadual.