Frio intenso atinge Cidades Gaúchas com 2ºC em novembro
19/11/2025, 07:04:26Massa de ar frio gerou queda nos termômetros nos municípios mais ao sul do Rio Grande do Sul
Municipais do Rio Grande do Sul registraram frio próximo de 0ºC nas primeiras horas desta terça-feira (18), em plena metade de novembro. Segundo a MetSul Meteorologia, os termômetros das cidades entre a fronteira com o Uruguai e a Campanha Gaúcha marcaram 2ºC.
A queda das temperaturas foi provocada pelo avanço de uma massa de ar frio sobre a região que, associada ao tempo muito aberto e à atmosfera seca, favoreceu um maior resfriamento durante a noite.
Temperaturas baixas
Segundo a MetSul, as temperaturas baixas também são consequência da massa de ar frio não muito forte que surgiu logo após à frente fria que passou pelo Rio Grande do Sul no domingo, trazendo chuva e vendavais.
As estações meteorológicas registraram o amanhecer desta terça no Rio Grande do Sul com temperaturas mínimas de 2,7ºC em Pinheiro Machado; 2,8ºC em Herval; 2,9ºC em Pedras Alta; 5,3ºC em Livramento; 5,5ºC em Bagé; 7,4ºC em Quaraí; 7,6ºC em São Gabriel e Rosário do Sul; e 7,9ºC em Hulha Negra.
Outros registros abaixo dos 10ºC foram registrados nos municípios gaúchos de Jaguarão e Caçapava do Sul (8,3ºC); Piratini, Dom Pedrito e Vila Nova do Sul (8,7ºC); Pedro Osório (8,9ºC); Soledade e Pelotas (9,3ºC); São Sapé (9,4ºC); Cerrito (9,5ºC); e em Alegrete e Espumoso (9,6ºC).
Próximos dias
Na Grande Porto Alegre, as mínimas registradas foram de 11,5ºC em Viamão. Na serra gaúcha, as mínimas não caíram tanto devido à presença de nebulosidade durante a madrugada.
A tendência é que as temperaturas voltem a subir nos próximos dias no Rio Grande do Sul, com a entrada de um ar mais quente na segunda metade da semana.