Penedo recebe II Encontro Estadual sobre educação para adolescentes

Penedo recebe II Encontro Estadual sobre educação para adolescentes

II Encontro Estadual dos Anos Finais em Penedo


A União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (UNDIME AL) realizará em Penedo, nos dias 27 e 28 de novembro, o II Encontro Estadual dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Penedo, acontecerá no Centro de Convenções e Eventos Zeca Peixoto, antigo Cine São Francisco, e reunirá gestores e educadores de diversos municípios alagoanos para debater o tema central: "Uma Escola para as Adolescências: Inovação, Integralidade e Currículo".

O objetivo é discutir estratégias pedagógicas e políticas públicas voltadas para a melhoria do ensino e a permanência dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental, que vai do 6º ao 9º ano, predominantemente composto por alunos e alunas na faixa etária dos 11 aos 14 anos, etapa que marca a transição da infância para a adolescência.

Protagonismo juvenil e agenda do evento

A programação do primeiro dia será aberta com a inclusão ativa dos estudantes, protagonistas de uma roda de conversa intitulada "Adolescências, Vozes e Pertencimento", agendada para as 8 horas, com a participação de alunos de União dos Palmares, Penedo, Arapiraca, Maravilha e Viçosa. O representante de Penedo nesta atividade será o estudante Suellyton Leonardo Santos da Silva, aluno da Escola Municipal Professor Wilton Lisboa, que integra a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Ainda pela manhã, às 11h, ocorrerá a Conferência de Abertura com Victor Both Eyng, consultor em Políticas Públicas para a Educação Básica do MEC, que abordará dados, trajetórias e inovações nas escolas para adolescentes. A mediação da conferência ficará a cargo do Secretário Municipal de Educação, Luciano Barros Lucena.

No período da tarde, a partir das 13h30, a coordenadora de implementação do Itaú Social, Tânia Gomes, ministrará a palestra "Transição Escolar e Aprendizagens Significativas – do diagnóstico aos caminhos de permanência e sucesso". A mediação será feita por Sandra Ribeiro - Coordenadora do Território da UNDIME Alagoas – Litoral Sul e Baixo São Francisco.

A partir das 15h30, acontecerá a Mesa de Conexões: "Educação Integral em Tempo Integral: Concepções, Parâmetros e Práticas Articuladas às Políticas Nacionais", um debate entre representantes da UNDIME.

Foco em currículo e formação docente

O segundo dia do evento será dedicado ao aprofundamento de práticas pedagógicas. A programação começará com a palestra "Currículo Vivo: transversalidade, integralidade e clubes de inovação", apresentada por Rozilene Belo dos Santos, Vice-Coordenadora Estadual da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola das Adolescências. A mediação ficará a cargo de Cristiano Santos Limeira, secretário de Educação do município de São Brás e gestor da comunicação da UNDIME Alagoas. Às 10h30, acontecerá o Círculo Germinativo: "Matemática Viva e Cidadã", com Givaldo da Silva Pereira e João Victor da Silva Gabriel.

A programação da tarde inicia às 13h30, com a atividade "Mosaico do Conhecimento: Professor em Formação, Escola em Transformação", com Fabiana Alves de Melo Dias, Ricardo Almeida Maciel e Tânia Gomes. A palestra de encerramento terá início às 15h30, com Daniela Patricia Barros, docente especialista em formação de professores e coordenadora de ensino na secretaria de educação do município de Major Izidoro, que abordará o tema "O Papel das Escolas na Normatização dos Clubes de Inovação no Projeto Político Pedagógico".

Haverá também uma apresentação do material produzido por adolescentes no evento realizado pela UNDIME Alagoas, com apoio da Prefeitura de Penedo, do Itaú Social, da empresa F Ferraz e do Programa Escola das Adolescências.