Ranking de lugares com mais ataques de tubarão no mundo
29/11/2025, 09:00:17Ranking dos principais locais de ataques de tubarão
Uma pesquisa recente do site de previsão de marés Tideschart revelou que a região denominada Terra dos Bravos, na Flórida, nos Estados Unidos, lidera o ranking mundial em ataques de tubarão. A Austrália e a África do Sul ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente. As informações são do The New York Post.
De acordo com o site, esses três países dominam o ranking, com ocorrências que correspondem a mais da metade de todos os ataques de tubarão já registrados na história. “Quando você analisa os números, três lugares dominam todas as listas: Flórida, nos EUA; Nova Gales do Sul, na Austrália; e KwaZulu-Natal, na África do Sul”, disse Ryan Blundell, fundador do Tideschart.
Dados sobre os ataques
O site Digital Surf elaborou uma lista com base em dados do Shark Research Institute, utilizando registros de ataques de tubarão ocorridos em diversas regiões do mundo de 1642 a 2024. O Brasil aparece em sétimo lugar, com 119 ocorrências. Confira o ranking:
- Estados Unidos - 2.473
- Austrália - 1.453
- África do Sul - 593
- Nova Zelândia - 143
- Papua-Nova Guiné - 136
- Bahamas - 129
- Brasil - 119
- México - 98
- Itália - 72
- Fiji - 69
Raridade dos ataques
Apesar dos números serem chocantes, ataques de tubarão a humanos são considerados raros. A probabilidade de um ataque é muito baixa e tem diminuído ao redor do globo. Em 2024, houve 47 incidentes não provocados em todo o mundo, a menor ocorrência de ataques registrados nos últimos 30 anos. Segundo Blundell, os ataques de tubarões são muito raros se levarmos em consideração a quantidade de banhistas que entram no mar todos os anos.