Retomada das buscas pelo voo MH370 após 11 anos
05/12/2025, 12:02:06Retomada das Buscas pelo Voo MH370
Malásia anuncia a terceira tentativa para descobrir o que aconteceu com o voo MH370, desaparecido em 2014.Mais de uma década após o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines, investigações são retomadas para esclarecer um dos maiores mistérios da aviação. O novo esforço de busca começará no final deste mês, marcando a terceira tentativa de entender o destino do voo MH370, que transportava 239 pessoas.
O Boeing 777 desapareceu de forma enigmática durante um trajeto de Kuala Lumpur a Pequim em 8 de março de 2014. A bordo, estavam 150 cidadãos chineses, 50 malaios, além de pessoas de diferentes nacionalidades.
Uma análise de dados de satélites sugeriu que a aeronave provavelmente caiu na costa australiana do Oceano Pacífico, mas duas buscas realizadas anteriormente não resultaram em descobertas significativas.
Últimas Comunicações da Aeronave
A última comunicação do avião ocorreu cerca de 40 minutos após decolar. O capitão, Zaharie Ahmad Shah, fez uma despedida cordial aos controladores de tráfego aéreo, desejando boa noite, pouco antes de a aeronave entrar no espaço aéreo do Vietnã.O transmissor de rádio que poderia ajudar no rastreamento foi desligado logo depois da decolagem. Segundo rastros de um radar militar, o avião mudou sua rota original e passou a sobrevoar o norte da Malásia, depois a Ilha de Penang, seguindo em direção ao Mar de Andamão e, em seguida, para o sul, onde contato foi perdido.
Destroços Encontrados
Desde o incidente, mais de 30 peças que podem ser fragmentos de aeronaves foram recuperadas ao longo da costa africana e em várias ilhas do Oceano Índico. Contudo, apenas três fragmentos de asa foram confirmados como pertencentes ao MH370. A maioria das peças encontradas foi utilizada em estudos para nortear a possível área onde o avião poderia estar.A evidência física mais representativa foi um flaperon, uma parte da asa, encontrada na costa da Ilha da Reunião em 2015, 16 meses após o desaparecimento.
Incertezas sobre a Responsabilidade
Um extenso relatório de 495 páginas, divulgado em julho de 2018, indicou que os controles do Boeing 777 podem ter sido manipulados intencionalmente para desviar a aeronave. Especialistas sugerem que a decisão pode ter sido tomada por um piloto experiente, mas não se chegou a um consenso sobre a identidade do responsável. Não foram levantadas suspeitas em relação ao capitão ou copiloto.Além disso, erros de operação foram identificados nos centros de controle aéreo de Kuala Lumpur e da Cidade de Ho Chi Minh. Contudo, ainda não se chegaram a conclusões definitivas sobre o que realmente ocorreu com o MH370, sendo necessário primeiramente localizar os destroços.
Diversas teorias da conspiração surgiram ao longo dos anos, incluindo relatos de uma falha mecânica, um controle remoto da aeronave ou até mesmo suposições de abdução alienígena ou intervenção russa.
Desafios nas Buscas
Após o desaparecimento, Malásia, Austrália e China iniciaram a primeira busca submarina em uma área de 120 mil quilômetros quadrados no sul do Oceano Índico, com base em dados de conexões automáticas do satélite Inmarsat com a aeronave. A operação, que custou cerca de 200 milhões de dólares australianos (aproximadamente R$ 700 milhões), foi encerrada em janeiro de 2017, após dois anos, sem resultados.No ano seguinte, a Malásia aceitou a proposta da companhia americana Ocean Infinity para uma nova busca de três meses sob a condição de pagamento apenas se a aeronave fosse encontrada. Essa operação cobriu 112 mil quilômetros quadrados ao norte da área inicial, mas também resultou em insucessos até seu término em maio de 2018.
Novas Esperanças?
Em dezembro de 2024, o governo malaio anunciou a retomada das buscas, embora muitos especialistas duvidem que novos esforços possam trazer resultados diferentes. A Ocean Infinity receberá 70 milhões de dólares (R$ 375 milhões) caso localize destroços significativos.A nova operação, que seria iniciada em março, foi suspensa devido a condições climáticas desfavoráveis e agora está programada para recomeçar em 30 de dezembro, cobrindo uma área de 15 mil quilômetros quadrados do Oceano Índico, com 55 dias de trabalho intermitentes.
O Ministério dos Transportes da Malásia informou que a área escolhida é considerada a mais provável localização do avião, mas detalhes sobre sua localização exata não foram divulgados publicamente. O governo ainda enfatizou que os esforços renovados são uma demonstração do compromisso em fornecer respostas às famílias das vítimas desse trágico incidente.