Alagoas enfrenta escassez de pediatras na Atenção Primária

Alagoas enfrenta escassez de pediatras na Atenção Primária

Escassez de pediatras em Alagoas

A Sociedade Alagoana de Pediatria alerta para o número reduzido de pediatras atuando na Atenção Primária à Saúde (APS) em Alagoas. A entidade participou, junto à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e suas 27 representações estaduais, de um ato nacional em defesa da reinserção de pediatras na APS. A mobilização ocorreu no dia 30 de novembro, de forma simultânea em diversos estados, com o lema “Pediatra na Atenção Primária: cuidado desde o primeiro contato”. De acordo com a pediatra Bruna Duarte, da Sociedade Alagoana de Pediatria, a ausência do pediatra na APS impacta o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil.

Concentração de especialistas

A Sociedade Alagoana de Pediatria ressalta a concentração de pediatras em poucas unidades de saúde do estado. A mobilização, que ocorreu no dia 30 de novembro, também teve encontros em Maceió, com a participação de pediatras e da senadora Dra. Eudócia. A ação incluiu caminhada e atividades em locais de grande circulação.

Consequências da falta de pediatras

Bruna Duarte destacou que a ausência do pediatra complica o diagnóstico precoce e o tratamento adequado de doenças preveníveis, contribuindo para o aumento de internações evitáveis e atrasos em tratamentos. “Atualmente, em muitas unidades de saúde de Alagoas, a puericultura (acompanhamento integral da saúde da criança e do adolescente) é realizada por profissionais de enfermagem, em razão da falta de pediatras”, revelou. “A SBP reconhece a importância da enfermagem na Atenção Básica, mas avalia que a ausência do especialista pode comprometer a identificação precoce de alterações no desenvolvimento e de doenças da infância”, acrescentou.

Reinserção na Estratégia Saúde da Família

Bruna Duarte explicou que a reinserção do pediatra na Estratégia Saúde da Família depende de decisões administrativas e políticas. “A senadora Dra. Eudócia é autora de um projeto de lei que propõe a inclusão do pediatra nas equipes da ESF. A SBP Alagoas acompanha e apoia o movimento nacional em defesa da medida”. A Sociedade Alagoana de Pediatria salientou que a presença do pediatra na Atenção Primária pode ampliar ações de promoção e prevenção da saúde, garantindo atendimento especializado desde o primeiro contato e que todas as unidades de saúde contem com profissionais capacitados para o cuidado integral da população pediátrica.