Fiscalização intensificada em Alagoas na Operação Navegue Seguro

Fiscalização intensificada em Alagoas na Operação Navegue Seguro

Operação Navegue Seguro em Alagoas

Multas podem chegar a R$ 3.200 para quem descumprir normas de navegação. Ação reforça fiscalização no verão para prevenir acidentes em rios, lagos e no mar.

A Operação Navegue Segura, da Capitania dos Portos, foi iniciada com o objetivo de intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário durante o período de verão. De acordo com o comandante da Capitania dos Portos, capitão Rodrigo Garcia, a operação teve início no dia 17 de dezembro e seguirá até 11 de março.

As ações de fiscalização, que ocorrem ao longo de todo o ano, passam a contar com reforço de equipes e embarcações durante a alta temporada. Alagoas possui cerca de 250 quilômetros de litoral, além de aproximadamente 280 quilômetros de áreas navegáveis no Baixo São Francisco e no complexo lagunar.

Condutores de embarcações flagrados em situação irregular durante a Operação Navegue Seguro serão notificados a comparecer à Capitania dos Portos de Alagoas em até oito dias úteis para apresentar defesa. Após a análise, pode ser lavrado auto de infração, com aplicação de multa que pode chegar a R$ 3.200.

A ação busca prevenir acidentes no mar, rios e lagoas de Alagoas, em razão do aumento no fluxo de embarcações, banhistas e turistas. As fiscalizações são concentradas nos pontos com maior circulação de pessoas e embarcações.

A Capitania dos Portos orienta que turistas e banhistas denunciem irregularidades pelo telefone (82) 3215-5800. Denúncias com fotos e vídeos também podem ser enviadas pelo WhatsApp (82) 99324-8854. Ou pelo e-mail cpal.ouvidoria@marinha.mil.br.

As equipes atuam em regime de plantão para atendimento das ocorrências.