Homem diagnosticado com raiva após mordida de sagui
23/12/2025, 18:03:48Diagnóstico sério após interação com animal
Um homem, de 50 anos, foi diagnosticado com raiva humana após ser mordido, em setembro, por um sagui ao tentar alimentá-lo. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande (PB), o paciente está internado em unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) desde o dia 15 de dezembro de 2025. No último boletim, emitido pelo hospital e divulgado pela pasta nesta segunda-feira (22), o quadro clínico do homem é grave, mas com melhoras em alguns parâmetros nas últimas 12 horas.
Da suspeita à confirmação da doença
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, o homem apresentou os primeiros sintomas em 10 de dezembro, com internação na unidade hospitalar no dia 13. Com a piora do quadro, o paciente foi transferido para a UTI. "Na admissão, o paciente apresentava agitação psicomotora, confusão mental, alteração do nível de consciência, aerofobia, falta de ar e queda na oxigenação do sangue. Em razão do quadro de insuficiência respiratória aguda associado a instabilidade neurológica, foi necessária intubação orotraqueal e início de ventilação mecânica invasiva", ressaltou a pasta.
Ainda segundo a secretaria, ele foi mordido por um sagui no mês de setembro, enquanto tentava alimentar o animal. À época, o paciente não procurou ajuda médica. Seguindo o protocolo, a suspeita de raiva humana foi notificada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Após a realização de exames laboratoriais, no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), houve a confirmação da doença na última segunda-feira (22).