Bolsonaro realiza cirurgia de hérnia; estado é estável
25/12/2025, 22:07:07Procedimento de Cirurgia
Bolsonaro foi internado um dia antes, na véspera do Natal, para passar por exames pré-operatórios, que confirmaram que o ex-presidente estava apto a ser operado. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por uma cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral na quinta-feira (25). O procedimento, realizado no hospital DF Star, em Brasília, teve início por volta das 9h40 e, segundo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, foi concluído cerca de três horas depois, sem intercorrências.
Detalhes da Operação
A hérnia inguinal é uma condição em que um tecido do abdômen incha e faz aparecer uma protuberância na região da virilha. Após a cirurgia, o ex-presidente deverá passar entre 1h30 e 2h em recuperação da anestesia geral, e a expectativa é que ele permaneça internado de cinco a sete dias para acompanhamento. O médico Claudio Birolini, cirurgião responsável pela operação, explicou que um método tradicional foi escolhido para o tratamento da hérnia, devido a questões relacionadas a operações anteriores que Bolsonaro já havia realizado.
Acompanhamento e Segurança
O ex-presidente é monitorado frequentemente devido a problemas de saúde, especialmente após a facada que sofreu em 2018. Birolini também mencionou que, nos próximos dias, será considerada a realização de um procedimento não cirúrgico para lidar com crises de soluços que têm afetado Bolsonaro. O cardiologista que acompanha Bolsonaro, Brasil Ramos Caiado, apontou que o paciente está lidando com um quadro de depressão e ansiedade, impactando seu bem-estar.
Visitas e Vigilância
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou o ex-presidente a receber visitas de sua mulher e filhos durante a internação, mas impôs restrições quanto ao uso de aparelhos eletrônicos no hospital. A Polícia Federal ficará responsável pela segurança de Bolsonaro durante todo o período de sua estadia, garantindo uma vigilância constante.
Considerações Finais
A cirurgia de hérnia inguinal, apesar de considerada com um baixo índice de morbidade, é um procedimento que requer atenção cuidadosa, especialmente no caso de alguém que já passou por várias intervenções. A situação de Bolsonaro mostra como a saúde e a política andam lado a lado, particularmente em momentos críticos.