Prefeito sanciona Semana da Consciência Negra e Aluno Nota Dez

Prefeito sanciona Semana da Consciência Negra e Aluno Nota Dez

Projetos sancionados pelo prefeito Ronaldo Lopes

A agenda de trabalho do prefeito Ronaldo Lopes e do vice Valdinho Monteiro nesta antevéspera do fim de 2025 foi encerrada ao lado de vereadores e lideranças de comunidades remanescentes quilombolas de Penedo. A articulação positiva dos membros dos Poderes Executivo e Legislativo com representantes do povo marcou a sanção de dois projetos de lei, ambos de autoria de representantes da Câmara Municipal de Penedo (CMP).

O primeiro ato administrativo cria o projeto Aluno Nota Dez, matéria do vereador Jorge Alves de incentivo aos estudantes do 5º ao 9º ano da rede pública municipal. Alunos e alunas com melhores notas no final do ano letivo serão homenageados e premiados por seu desempenho.

O segundo projeto sancionado por Ronaldo Lopes institui a Semana da Consciência Negra no calendário anual de eventos do município, ampliando a programação alusiva ao dia 20 de novembro.

Reunião e presença de autoridades

A reunião realizada no final da tarde desta terça-feira, 30 de dezembro, contou com a presença do presidente da CMP, Messias da Filó, e dos vereadores Júnior do Tó, Denys Reis, Irmão João e dos autores dos projetos, Jorge Alves e Valdy Idalino. Todos os representantes das comunidades Tabuleiros dos Negros e Oiteiro fizeram intervenções durante a reunião, elogiando a aprovação da proposta encaminhada à casa legislativa por iniciativa da ONG Oiteiro do Quilombo.

Reconhecimento e investimentos nas comunidades

Por meio de vídeo enviado ao prefeito Ronaldo Lopes, o promotor de justiça João Batista também enalteceu a iniciativa de valorização da cultura afro em Penedo, município com maior número de quilombolas em Alagoas. Ronaldo Lopes renovou seu compromisso com as comunidades que recebem um olhar especial de sua administração, sendo o Oiteiro o primeiro beneficiado com o Programa Meu Bairro Melhor e local onde está sendo construído um Centro Público de Convivência.

Já no Tabuleiro dos Negros, os investimentos em infraestrutura também avançam, comunidade situada na zona rural que vai ganhar uma nova creche e uma nova escola, ações que viabilizam mais qualidade de vida para as duas comunidades remanescentes quilombolas de Penedo.