Criminosos invadem laboratório da USP e deixam reféns

Criminosos invadem laboratório da USP e deixam reféns

Assalto durante a virada do ano


Quatro criminosos assaltaram um centro de pesquisa na Universidade de São Paulo durante a madrugada do primeiro dia do ano. Parece coisa de filme, mas é real: na madrugada desta quinta-feira (01), o primeiro dia de 2026, quatro criminosos assaltaram um laboratório do Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP) e fizeram seguranças de reféns. Os ladrões levaram materiais do laboratório e fugiram sem que ninguém se ferisse.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o assalto aconteceu perto da meia-noite, em meio à distração com a virada do ano. O laboratório roubado fica localizado no prédio G do Instituto de Energia, na Avenida Professor Luciano Gualberto, Butantã. No momento, vigilantes faziam a ronda noturna, quando foram rendidos por dois indivíduos armados. Os ladrões obrigaram os vigilantes a permanecerem na cozinha da guarita sob ameaças.

Como ocorreu o assalto?


A rendição permitiu que outros dois homens, que chegaram no instituto em uma van, conseguissem abrir uma porta de aço que dá acesso ao laboratório. Do laboratório, foram levadas oito bobinas de fios de cobre e 80 metros de cabos plásticos, além dos aparelhos celulares dos vigilantes rendidos. Os assaltantes ainda não foram localizados, então não se sabe exatamente o porquê desses objetos em específico e para o que eles serviriam, ou mesmo se seriam apenas vendidos.

Até o momento da publicação desta matéria, não houve retorno da tentativa de contato com a USP. A Polícia Civil segue com a investigação para identificar os envolvidos.