52% acreditam que prisão de Bolsonaro foi por ações próprias
03/01/2026, 09:05:15A prisão de Jair Bolsonaro avaliada pela população
A prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro ocorreu por seus próprios atos e de familiares, na avaliação de 52% dos entrevistados de uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada hoje. Quanto ao motivo que mais contribuiu para a prisão de Bolsonaro, 32% disseram que foi por causa dos danos à tornozeleira eletrônica e 16% consideram risco de fuga para o exterior, enquanto 4% acham que foi a vigília. Outros 21% consideram que o motivo que mais contribuiu para a prisão seria perseguição política do Supremo Tribunal Federal (STF) ou do ministro Alexandre de Moraes. Dos demais entrevistados, 5% apontaram outros motivos e 22% não souberam ou não responderam.
Entre os entrevistados, 89% declararam ter conhecimento de que o ex-presidente está preso numa cela na Polícia Federal, em Brasília. A pesquisa mostrou, ainda, que 51% dos respondentes acreditam que ele merece estar preso, enquanto 42% enxergam perseguição política. Outros 7% não souberam ou não responderam. Já em relação à condição de Bolsonaro após a prisão, 56% acreditam que ele fica mais fraco, enquanto 36% acreditam que ele fica mais forte. Os que não souberam e não responderam somam 8%.
Conclusão
A pesquisa da Genial/Quaest traz à tona a percepção da população sobre a situação do ex-presidente. É um tema que continuará gerando debates e reflexões. Você também pode compartilhar sua opinião nos comentários e acompanhar mais informações sobre política e atualidades em nosso blog.