Eduardo Bolsonaro reassume cargo na Polícia Federal
03/01/2026, 05:10:52A decisão da Polícia Federal
A Polícia Federal decidiu que o deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) deve reassumir suas funções como escrivão da corporação. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro teve seu mandato como parlamentar revogado no final de dezembro passado, devido a um número excessivo de faltas na Câmara dos Deputados.
A publicação oficial
O ato que determina a volta de Eduardo às suas atividades na delegação da Polícia Federal em Angra dos Reis (RJ) foi publicado na edição desta sexta-feira (2) do "Diário Oficial" da União. O documento foi assinado por Licinio Nunes de Moraes Netto, diretor de gestão de pessoas da PF substituto. É importante ressaltar que a publicação também destaca que "a ausência injustificada poderá ensejar a adoção das providências administrativas e disciplinares cabíveis".
A trajetória de Eduardo na Câmara
Eduardo Bolsonaro tomou posse como deputado federal em 2015, mas foi cassado por decisão da Mesa Diretora da Câmara no dia 18 de dezembro, coincidentemente no mesmo dia em que a Casa também decretou a perda do mandato de Alexandre Ramagem (PL-RJ). De acordo com o artigo 55 da Constituição, um deputado ou senador que faltar a um terço das sessões ordinárias durante o ano, a não ser que tenha licença ou missão oficial, perderá o mandato. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou que Eduardo ultrapassou essa marca de faltas.
A tentativa de driblar as faltas
No mês de setembro, Motta chegou a impedir uma manobra do PL com o intuito de contornar as faltas de Eduardo. Apesar de ter sido indicado como líder da minoria, uma vez que os líderes não precisam justificar suas ausências, essa designação não foi aceita pelo presidente da Casa.
A viagem aos EUA e as complicações legais
Em março deste ano, Eduardo viajou para os Estados Unidos, de onde liderou uma campanha pedindo ao presidente americano, Donald Trump, que impusesse punições a autoridades brasileiras. Além disso, ele articulou um