Terremotos de longa duração atingem o Japão

Terremotos de longa duração atingem o Japão

Terremoto no Japão

Um terremoto de magnitude 6.2 foi registrado no Leste da Província de Shimane e ao largo da costa da Província de Iwate, no Japão, por volta das 10h18, no horário local (22h18 no horário de Brasília), desta terça-feira (6). As informações foram confirmadas pela Agência de Meteorologia do Japão.

Após o sismo inicial

Após o sismo de maior intensidade, outros eventos mais fracos também foram sentidos em várias localidades do país asiático. Foram registrados ao menos 10 tremores com magnitude entre 5.4 e 3.2, até às 12h43 (horário local), desta terça.

Intensidade e impacto

Nas províncias de Shimane e de Tottori, o terremoto foi de intensidade acima da Classe 5, na escala japonesa que vai de 0 a 7, nas áreas mais atingidas, de acordo com informações da emissora NHK World Japan. Nessa intensidade, a maioria das pessoas poderá ter dificuldades de se locomover e móveis poderão cair, de acordo com a agência metereológica.

O que fazer em caso de terremoto

  • Mantenha a calma e procure um lugar seguro.
  • Afastar-se de janelas e móveis soltos.
  • Estar ciente das saídas de emergência.
  • Seguir as orientações das autoridades locais.

O Japão, localizado no Cinturão de Fogo do Pacífico, é conhecido por sua alta atividade sísmica. Por isso, o país possui diversas medidas de segurança para minimizar os danos e proteger a população durante esses eventos.

Esteja sempre informado sobre a sismicidade na sua região e siga as orientações oficiais.