Guia do Alagoano 2026 para a competição estadual

Guia do Alagoano 2026 para a competição estadual
Veja destaques, fórmula de disputa, lista de campeões, e saiba como chegam os oito times no estadual. Competição começa neste sábado e termina em março.
O Campeonato Alagoano de 2026 mobiliza oito forças do estado em dois meses. Nessa disputa, com 34 jogos, o CRB só pensa no penta, o CSA fala em reviravolta e o ASA tenta interromper, com um título, a sequência de quatro vice-campeonatos.
CSE, Coruripe, Cruzeiro-AL, Penedense e Murici querem, primeiro, avançar para a segunda fase. Depois, vão pensar em saltos mais ousados.
Com apenas 11 datas, o Alagoano começa neste sábado, dia 10 de janeiro, e termina em 7 de março. Atração à parte do estadual, o primeiro clássico entre CSA e CRB desta edição está marcado para 24 de janeiro, às 16h, no Rei Pelé, e terá mando azulino.
O favorito
Com uma folha de R$ 1,7 milhão, o CRB tem um time montado e ainda renovou com o técnico Eduardo Barroca. Iniciou a pré-temporada bem depois dos demais, em 26 de dezembro, mas tem também uma base considerada mais forte que a dos rivais, até pelo maior poder de investimento.
Dos titulares, saíram apenas o lateral-direito Matheus Ribeiro e o volante Higor Meritão. Até agora, chegaram cinco jogadores: o lateral-direito Hereda (ex-Sport), os meio-campistas Luizão (ex-Atlético-GO) e Pedro Castro (ex-Remo), além dos atacantes Guilherme Pato (ex-América-MG) e João Neto (ex-Fluminense).
A base do CRB tem: Matheus Albino; Hereda, Henri, Fabio Alemão e Léo Campos; Crystopher, Luizão e Danielzinho; Thiaguinho, Dadá Belmonte e Mikael (João Neto).
Azulão tenta recomeçar
O CSA foi rebaixado para a Série D do Brasileiro e tem hoje uma folha de R$ 450 mil. Com esse orçamento mais modesto, o técnico Itamar Schülle (ex-Santa Cruz) teve que montar um novo time em menos de dois meses.
De 2025, ficaram apenas o meio-campista Ramon e os atacantes Robinho e Ciel, e o executivo Carlos Bonatelli contratou até agora 25 atletas. A base do estadual foi testada no amistoso do dia 3 contra o Confiança, com vitória do CSA por 3 a 1.
A formação azulina para o estadual não deve fugir de: Wellerson; Marcos Ytalo, Rayan, Marlon e Kaike; Igor Guilherme, Kayllan, Matheus Melo (Matheus Souza) e Dudu Figueiredo; Robinho e Ciel.
O desafiante
O ASA chegou à final nos últimos quatro estaduais. Disputou os mata-matas contra o CRB, empolgou a torcida e terminou derrotado. Em 2025, porém, a disputa foi parelha e mostrou ao ASA que a missão não é impossível. Para este ano, a diretoria manteve uma espinha dorsal de 2025 e foi buscar o técnico Dico Woolley (ex-Retrô).
Essa base quase subiu para a Série C e, para a nova temporada, 14 contratações foram feitas. No principal amistoso da pré-temporada, o ASA foi batido pelo Retrô por 2 a 0.
A base para o Alagoano tem: Cris; Paulinho, Cristian Lucca, Fábio Aguiar e Arthurzinho; Allef, Sammuel e Higor Leite; Jailson, Kelyton e Júnior Viçosa.
Times do estadual
ASACoruripe CRBCruzeiro-AL CSA CSE MuriciPenedense
Regulamento
1ª Fase - Os oito times jogam entre si em turno único, com partidas só de ida. Quando terminar a primeira fase, os quatro melhores se classificam para a semifinal.
Semifinal - Esta etapa terá um cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º), com o primeiro e segundo colocados disputando o jogo de volta em casa. Se houver empate na soma dos dois jogos do mata-mata, a decisão da vaga será nos pênaltis.
Final - Será disputada em dois jogos, com a segunda partida tendo como mandante a equipe que tiver a melhor pontuação em todas as etapas do Alagoano. Não há vantagem em caso de empate na soma dos dois resultados. Nesse cenário, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis.
1ª RODADA
Sábado (10/1)
16h - CRB x CSE
16h - Penedense x Cruzeiro-AL
17h - ASA x Murici
Domingo (11/1)
17h - CSA x Coruripe
Vagas
O campeão alagoano, o vice e o terceiro colocado garantem vaga direta na Copa do Brasil. Segundo a Federação Alagoana, as vagas na Copa do Nordeste vão para o campeão e o vice.
Garantem um lugar na Série D o campeão e o vice, mas, se um desses times já tiver calendário no Brasileiro, as vagas vão para o terceiro e assim sucessivamente.
Não haverá disputa do terceiro lugar em 2025. Entre os perdedores das semifinais, o terceiro será o time que, na soma de todas as fases anteriores, tenha a melhor campanha.
As praças esportivas
Seis estádios vão sediar jogos do estadual neste ano: Rei Pelé (CRB e CSA), em Maceió, Coaracy da Mata Fonseca (ASA e Cruzeiro-AL), em Arapiraca, Gerson Amaral (Coruripe), em Coruripe, Alfredo Leahy (Penedense), em Penedo, José Gomes da Costa (Murici), em Murici, e Juca Sampaio (CSE), em Palmeira dos Índios.
Alerta
O Rei Pelé merece atenção nesse início de temporada. Em dezembro, o gramado do estádio passou por reforma e ainda não está 100%. A grama, inclusive, vai aparecer amarela nas primeiras rodadas do estadual.
Inscrição de jogadores
Novos atletas podem ser inscritos no Alagoano até o último dia útil anterior ao início da sétima rodada da primeira fase. Nesta data, o nome do jogador deve aparecer no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.
O número máximo de regularizados é de 43 atletas, sendo 33 profissionais e 10 jogadores da base, com direito apenas a uma substituição na posição de goleiro, em caso de lesão comprovada até o último dia útil anterior ao início da sétima rodada.
Para a primeira rodada, todos os oito clubes devem ter inscritos no mínimo 18 atletas. Caso o time não tenha esse número, será eliminado do estadual.