Exposição de Velas de Canoas revela talentos da história de Penedo

Exposição de Velas de Canoas revela talentos da história de Penedo

Exposição de Velas de Canoas em Penedo


Quem passar em frente ao porto das balsas de Penedo até às 22 horas deste sábado, 10, tem a oportunidade de contemplar a Exposição de Velas de Canoas, uma das atrações da Festa de Bom Jesus dos Navegantes. A iniciativa da Prefeitura de Penedo é desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ), com diversas figuras ilustres homenageadas nas edições anteriores, trabalho feito por artistas locais conhecidos e também iniciantes que este ano ficou a cargo de dois novos talentos. “São 142 anos de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo e mais uma vez nós estamos comemorando com a Exposição de Velas, no Porto das Balsas. Temos dez personalidades penedenses sendo homenageadas, figuras pintadas pelos artistas Piegas e Alana Rodrigues. Venham conferir e conhecer um pouco mais sobre a cultura penedense”, convida a Secretária de Cultura Teresa Machado.

As velas das embarcações tradicionais transformam-se em obras de arte produzidas por Alana Rodrigues (@alanaarodrigues_) e Paulo Henrique, que assina como Piegas (@peegas.ttt).

Alana é professora e atua nas artes plásticas há cerca de dez anos. Após receber o convite da Secretaria de Cultura, sugeriu incluir Piegas, analista de sistemas e tatuador que aceitou a missão. Cada uma assina cinco telas, sendo que uma - que homenageia o Maestro Raimundo - é resultado do trabalho conjunto da dupla que fez sua estreia na mostra anual. “É a primeira vez que faço esse tipo de trabalho, em quantidade, em tamanho, em tempo, foi realmente desafiador e eu sinto que cresci muito como artista nesse processo de feitura, de projeção, de tudo mais”, afirma Alana Cavalcante. O processo criativo da dupla foi marcado pelo uso da tecnologia e pela superação de limites físicos, transformando em pinturas fotos e ilustrações digitalizadas dos homenageados, imagens projetadas nas velas, onde os traços iniciais ganharam cores e novos elementos.

A estética da exposição revela um contraste harmônico entre os estilos dos dois artistas. Enquanto Alana Rodrigues traz a vivacidade das cores em suas pinturas, Piegas optou por empregar o contraste entre preto e branco, inserindo pontualmente elementos coloridos para criar uma unidade visual entre todas as obras. Do tablet para as velas, o resultado do projeto que valoriza a memória coletiva penedense encanta e emociona. Moradores e turistas admiram e fotografam a exposição que termina às 22 horas de hoje porque o porto das balsas é um dos pontos altos das celebrações dos 142 anos de fé e devoção ao Bom Jesus dos Navegantes. Neste domingo, 11, o local será ponto de encontro de romeiros e todo o espaço é reservado às embarcações que irão acompanhar a procissão fluvial em homenagem ao santo padroeiro dos ribeirinhos.

Personalidades homenageadas na Exposição de Velas

  • Dom Constantino Lüers: 5º Bispo de Penedo, reconhecido pelo compromisso com os pobres e a simplicidade
  • Cesário Procópio dos Mártyres: Mestre santeiro penedense, criador da imagem de Bom Jesus dos Navegantes que tornou-se referência para as celebrações, em 1915
  • Antônio Pedro dos Santos: Ícone da Escola de Mestres Santeiros de Penedo, formador de gerações de escultores
  • Antônia da Silva Peixoto (Toinha Pitu): Símbolo da cultura popular, dedicada ao pastoril e às festas tradicionais
  • Raimundo Marinho: Político influente, foi vereador e prefeito de Penedo por três mandatos
  • Maestro Raimundo dos Santos: Mestre e regente com trajetória marcante na Sociedade Musical Penedense
  • Otília Menezes Requeira: Matriarca dedicada à educação e ao auxílio dos necessitados, devota de Santo Antônio
  • José Augusto Xavier (Flecha Negra): Atacante lendário e ídolo histórico do Sport Club Penedense
  • Candida Silva Galvão: Pioneira no comércio local, reconhecida como uma das primeiras empresárias da cidade
  • Maestro Nelson Silva: Referência de dedicação à música penedense, tendo formado diversas gerações de músicos.
Para quem está em Penedo, essa é uma grande oportunidade de apreciar a arte e a cultura local, além de conhecer importantes personagens da história da cidade. Venha e aproveite a Festa de Bom Jesus dos Navegantes!