BBB inova na inovação com autoplágio de ex-participantes
14/01/2026, 22:02:28Introdução
Na TV nada se cria, tudo se copia. A novidade agora é o autoplágio: ex-integrantes de reality e o elenco descartado das novelas voltando pra rodar. O BBB voltou. E qual foi a grande novidade deste ano? Chamar ex-BBB pra participar. De novo! Pela quarta vez! Antes era “gente comum virando famosa”. Agora é gente que já ficou famosa tentando bombar mais ainda. É como se um médico te chamasse de volta pra mesma cirurgia: "Viu, vem tratar as hemorroidas de novo. Foi tão legal da outra vez."
O Que Esperar do BBB?
A televisão continua numa fase em que tudo precisa parecer novo, desde que seja rigorosamente igual ao que já existia. A grande inovação é: não muda nada. Lembra quando tiraram o Louro José porque o Tom Veiga morreu? E qual foi a solução? Inventaram o Louro Mané: igual até na quantidade de letras. É como trocar o pneu e dizer: notaram meu carro novo?
A Repetição Não é Novo
E isso começou já faz mais de 10 anos. Por exemplo, quando o Danilo Gentili saiu do Agora é Tarde chamaram o Rafinha Bastos pra substituir. E não teve nem aquela vontade de adaptar o programa pra cara dele. Devem ter pensado: os dois tem quase dois metros de altura, ninguém vai notar a mudança.
Desafios da TV Brasileira
Porque mexer dá trabalho, e trabalho hoje virou um risco que ninguém quer correr. Ficar repetindo é bem mais barato e dá menos chance de errar, mesmo que ninguém esteja vendo o erro porque a audiência caiu. Talvez a TV brasileira esteja com executivo demais e ideia de menos. Muita gente que manja de tocar a parte comercial… mas criação de verdade é o que fez a internet ser o que a TV deixou de ser há algum tempo.
Uma Crise Criativa Longa
A TV tá numa crise criativa tão antiga que já dava pra fazer um remake… e ela faria. E já que a novidade é usar coisa antiga, demoraram pra regravar a música O Tempo não Para do Cazuza em ritmo de funk: Eu vejo o futuro repetir o passado Eu vejo um museu de grandes novidades.