Eduardo Barroca reflete sobre desafios como técnico de futebol
21/01/2026, 09:01:38Desafios da profissão de treinador
A vida do técnico de futebol é concorrida no Brasil. Além de lidar com pessoas, estudar e aperfeiçoar sistemas de jogo, existe a forte cobrança da torcida e de dirigentes pelos resultados. Conviver com pressão é uma situação constante.
Reflexões sobre a carreira
No lançamento do livro "Modelo de Trabalho", o técnico do CRB, Eduardo Barroca, comentou sobre os desafios da profissão e opinou sobre o principal deles. "O maior desafio do técnico, na minha opinião, é ajudar o jogador. Ajudar o jogador a entregar o melhor rendimento dele dentro de campo. Isso aí é um eixo central que tem diversas ramificações". Barroca enfatizou que isso se relaciona com o tipo de treinamento, a escolha da forma de jogar e a administração dos jogadores no elenco.
A responsabilidade do treinador
Eduardo Barroca ainda falou sobre a grande responsabilidade que um treinador carrega ao assumir o comando de uma equipe: "Quando chega num clube, tem uma responsabilidade muito grande. O clube apostou na gente e a gente precisa ser a locomotiva nesse trem. Precisa trabalhar mais que todo mundo, precisa ter organização de trabalho, precisa ser referência de postura".
Experiências passadas e interação
O treinador recordou que, no início da carreira, passou por clubes onde não se aproveitava o potencial dos profissionais da casa: "Eu vi o quanto aquilo era contraproducente para um trabalho, danificava um trabalho." Contudo, ele encontrou na equipe do CRB uma estrutura competente e comprometida.
Trabalho em equipe
Barroca valorizou a importância da interação entre os membros da comissão técnica: "São diversos desafios, o treinador sozinho não consegue fazer isso se não tiver uma equipe muito competente ao lado. O treinador muitas vezes é o responsável por ligar as pontas e garantir que tudo funcione bem".