Entenda por que a Via Láctea recebeu esse nome

Entenda por que a Via Láctea recebeu esse nome

Por que a Via Láctea recebeu esse nome?


Uma galáxia é "uma enorme agrupamento de gás, poeira e bilhões de estrelas, todas unidas pela gravidade", assim define a Nasa.

A Via-Láctea recebeu alguns nomes e significados ao longo do tempo, e estudiosos têm se dedicado a decifrar o complexo quebra-cabeça do Universo. Isso gerou diversas teorias e comprovações científicas que serviram de base para inúmeras outras ideias.

A Via-Láctea faz parte deste grande enigma que, ao longo dos anos, tem se desmembrado em significados. O Universo é vasto, contendo inúmeras galáxias, e a Terra está localizada em meio a esse imenso espaço. Acredita-se que a Via Láctea abriga cerca de 250 bilhões de estrelas, sendo que todas as 6 mil estrelas que podem ser vistas a olho nu da Terra pertencem a ela. O nosso planeta, portanto, é apenas um pequeno ponto em meio a essa notável espiral que pode ser apreciada em locais com pouca poluição luminosa.

Estudiosos descobriram que uma parte significativa da massa da galáxia não está visível nas estrelas, nos gases ou nas moléculas interestelares observadas até agora, mas reside na chamada matéria escura. Esta, que ainda é invisível, ocupa um grande volume de espaço, provavelmente na periferia do disco galáctico, o que representa um grande enigma para a humanidade.

De onde vem o nome?


Uma das curiosidades sobre a Via Láctea é a origem de seu nome. Ela foi batizada assim por causa de sua aparência esbranquiçada. Os antigos romanos a denominavam assim pois, ao observar o céu, viam um "caminho de leite". Essa aparência leitosa é mais visível a olho nu durante as noites de inverno e em regiões com baixa poluição luminosa.

Os indígenas tembés, do sul do Pará, também tinham sua própria forma de interpretar a galáxia. Ao olharem para o céu, eles associavam as constelações a ciclos de chuva e seca, interpretando a galáxia como um percurso da natureza e a apelidavam de Caminho da Anta.

Outras milhares de galáxias


Segundo a Agência Espacial Canadense (CSA), astrônomos que estudaram imagens do Telescópio Hubble estimam que existam mais de 1 trilhão de galáxias no universo observável. A Agência Espacial Europeia (ESA) informa que a Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida, capturada em uma fotografia em 2020 durante o 30º aniversário do Telescópio Espacial Hubble, um projeto realizado pela Nasa em parceria com a ESA. Também conhecida como "Galáxia Godzilla", ela possui 2,5 vezes a largura da Via Láctea e contém 10 vezes mais estrelas.

Curiosidades sobre a Via Láctea e o universo são sempre fascinantes, e continuar explorando esse assunto só tende a aumentar nosso conhecimento sobre o cosmos.