Dezoito recebem alta após raio em ato político
27/01/2026, 15:13:10Hospitais do Distrito Federal seguem com pacientes em observação após descarga elétrica durante mobilização política em Brasília
Dezoito pessoas receberam alta hospitalar após serem atingidas por um raio durante uma mobilização política organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL), nas proximidades do Parque do Cruzeiro, em Brasília, neste domingo (25). Em nota enviada ao Portal iG, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) informou que "27 pessoas deram entrada no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) após serem atingidas por descarga elétrica". Desse total, 18 pacientes já tiveram alta, enquanto nove permanecem em observação, com previsão de liberação nas próximas 24 horas. Não houve registro de óbitos. Já a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou ao iG Último Segundo que "subiu para 14 o número de pacientes encaminhados ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN)" em decorrência do raio. Segundo a pasta, também não houve mortes. A secretaria destacou ainda que o HRAN, o Hospital de Base e as demais unidades da rede pública já estavam preparados para atender qualquer eventualidade.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) informou ao Portal iG que o chamado para atendimento ocorreu por volta das 12h50. Ao todo, 25 viaturas foram mobilizadas, incluindo 10 unidades de resgate, além de equipes de triagem, suporte pré-hospitalar e atendimento às vítimas. Segundo o CBMDF, 72 pessoas ficaram feridas e receberam os primeiros cuidados ainda no local.
A mobilização foi organizada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL) em protesto contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) relacionadas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A caminhada teve início em Paracatu, em Minas Gerais, e percorreu cerca de 240 quilômetros até a chegada a Brasília. O deputado discursou no Parque do Cruzeiro sem citar as vítimas do incidente ocorrido com o raio. Confira um trecho da fala do parlamentar: "Uma pessoa que tem sido omissa nesse país chama-se Davi Alcolumbre. Nós queremos, Davi, a instalação da CPMI do INSS e da CPI do Banco Master. Nós estamos aqui também como um grito de quem não aguenta mais, para poder saber e punir quem teve ações criminosas ou o que aconteceu para uma esposa de um ministro do STF ter um contrato de R$ 129 milhões com o Banco Master. Sabe o que é engraçado? Que o brasileiro paga altas contas. Quem aqui paga imposto? E aí o governo Lula, juntamente com vários outros magistrados, utiliza o seu recurso para poder desviar da sua finalidade. Enquanto o povo sofre, você vê pessoas como o filho do Lula tendo mesadinha e cheio de dinheiro de bolso. Isso vai acabar, porque o Brasil acordou! E nós estamos aqui, acima de tudo, para poder despertar este país, e eu não tenho dúvidas de que, se você veio para cá com a intenção correta no seu coração, você já acordou. Mas nós temos muitas pessoas que ainda estão num pesadelo. Um pesadelo terrível. Um pesadelo em que você não consegue viver aqui neste país. Nós não aguentamos mais estar debaixo da criminalidade. Chega! Precisamos combater as organizações criminosas nesse país. Nós precisamos fazer. E aqui eu sei que, quando chega a eleição, tem muita gente que guarda sentimento contra o Norte, contra o Nordeste, mas posso falar algo para vocês? Se o PT chegou lá e manipulou essas pessoas, é porque nós não conseguimos chegar perto delas para poder levar a verdade. O Nordeste vai ser livre e vai acordar. Porque muitos disseram: ‘Será que essa caminhada é também por saúde?’ É também por saúde, claro, porque os milhões que são desviados poderiam estar indo para a saúde, e aí você paga imposto, trabalha, rala, para depois não ter uma saúde digna. É por isso também que o Brasil acordou: para ter uma saúde em que você não morra na fila, para que o seu filho tenha um atendimento, para que você realmente consiga ter um país mínimo para você viver. Nós estamos aqui para poder dizer que a educação desse país precisa ser transformada. Professores deste país, acordem!"
Nas redes sociais, o deputado Nikolas Ferreira publicou um vídeo em que aparece tirando fotos com populares e funcionários do Hospital de Base do Distrito Federal. Na publicação, escreveu: "Eles acham que conseguem nos derrotar... a verdade esmaga qualquer narrativa. Obrigado pelo carinho!"