Temporal em São Paulo causa alagamentos e morte confirmada

Temporal em São Paulo causa alagamentos e morte confirmada

Impactos das Chuvas em São Paulo


As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo neste domingo (25) resultaram na morte de uma pessoa, milhares de clientes sem luz e estados de alertas em vários pontos da cidade. A vítima foi arrastada pela enxurrada causada pela chuva na Rua Piatá, bairro Vila Guilherme, por volta das 15h58 deste domingo. Segundo a Defesa Civil, ela foi encontrada sem vida, após avaliação médica no local. Não há mais detalhes sobre o caso.

De acordo com dados atualizados do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), entre 15h às 18h, foram acumuladas 12 ocorrências de queda de árvores, 11 chamadas para enchentes e 2 chamadas para desabamentos na Capital e Região Metropolitana.

Temporal no Aniversário da Cidade


As fortes chuvas em São Paulo deixaram estragos em meio à comemoração de 472 anos da cidade. Ao menos oito localidades estavam, por volta das 16h35, em estado de alerta, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, da Prefeitura de São Paulo (CGE). As Subprefeituras de Jaçanã/Tremembé, Vila Maria/Vila Guilherme e Vila Prudente, assim como os córregos Paciência e Mooca, apresentaram riscos de transbordamento. A Zona Leste, a Zona Norte e a Marginal Tietê estavam em estado de atenção para alagamento. A propagação de áreas de instabilidade que atingiram a Grande São Paulo já começam a enfraquecer, porém ainda provocam pancadas de chuva em alguns pontos das Zonas Leste e Sudeste.

Naquele dia, ao menos 17.692 clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido devido às fortes chuvas, de acordo com dados do Mapa da Energia da Eneel, atualizados às 20h09.

Previsão para os Próximos Dias


O tempo deve se estabilizar na semana. Na segunda-feira (26), a estimativa é de sol entre nuvens e temperaturas em elevação. Os termômetros devem variar entre mínimas de 19°C e máximas que podem chegar aos 28°C, enquanto os índices mínimos de umidade atingem valores próximos aos 45%. Entre o final da tarde e o início da noite, há previsão de pancadas de chuvas, de intensidade moderada a forte, associadas a raios e rajadas de vento, o que aumenta o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores. Na terça-feira (27), persistem as condições de sol entre nuvens e temperaturas em elevação ao longo do dia. As mínimas oscilam em torno dos 19°C e as máximas podem chegar aos 29°C, com índices de umidade atingindo valores próximos aos 45%. Entre o final da tarde e o início da noite, as chuvas retornam na forma de pancadas isoladas, porém de moderada a forte intensidade, com raios, rajadas de vento e potencial para formação de alagamentos.