Transplante de fígado é suspenso por falta de sangue

Transplante de fígado é suspenso por falta de sangue

Suspensão do Transplante de Fígado

Uma cirurgia de transplante de fígado na Santa Casa de Maceió foi suspensa nesta quarta-feira (21) por falta de sangue no estado. O médico Oscar Ferro, responsável pelo procedimento, alertou para o problema nas redes sociais. O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) informou que o nível de estoque de sangue encontra-se crítico desde o início de dezembro.

Apego à Doação de Sangue

Ferro, cirurgião do aparelho digestivo e chefe do setor de transplantes da Santa Casa, fez um apelo à população: "Divido com toda a população de Alagoas um momento crítico que é a escassez de sangue nesse momento em nosso estado. Acabei de suspender um transplante de fígado e apelo às pessoas que vão doar sangue, vocês podem ajudar muitas pessoas por esse ato tão generoso e de grandiosidade".

Estado Crítico no Hemocentro

O Hemoal informou que o estoque está crítico, especialmente para os grupos sanguíneos RH negativos, com ênfase no tipo O negativo, considerado o doador universal. Desde o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, em 25 de novembro, houve um leve aumento nas doações, que imediatamente caiu em dezembro e janeiro, período marcado por férias e festividades.

Importância da Doação

O Hemocentro de Alagoas realiza campanhas para captar doações, utilizando mídias sociais, convocações por telefone e parcerias com empresas. "É preciso esclarecer para a população que todos os dias do ano inteiro há sempre uma vida necessitando de doação de sangue para realização de cirurgias e procedimentos emergenciais. E para que haja estoque suficiente para atender a essas demandas de saúde da população, é necessário que a sociedade pratique este ato de cidadania em todos os períodos do ano", conclui o Hemoal.