Avião cai na Colômbia e deixa 15 mortos
30/01/2026, 15:01:11Resumo do acidente
Destroços foram localizados no município de Playa de Belén; companhia confirma morte de 13 passageiros e dois tripulantes em \"acidente fatal\".
Um avião comercial com 15 pessoas a bordo caiu nesta quarta-feira (28) após perder contato com o controle de tráfego aéreo pouco antes de pousar em Ocaña, no norte da Colômbia. Não houve sobreviventes. O voo havia partido de Cúcuta, cidade próxima à fronteira com a Venezuela, à cerca de 200 km do ponto de origem.
A aeronave era um Beechcraft 1900, com 13 passageiros e dois tripulantes, que realizava o voo NSE 8849. Segundo a Satena, a decolagem ocorreu às 11h42 no horário local (13h42 em Brasília), com previsão de aterrissagem por volta das 12h05 (14h05 em Brasília). Em comunicado oficial, a companhia informou que o avião \"reportou seu último contato com o controle de tráfego aéreo às 11h54\", e assim que comunicaram a perda de contato, foram acionados os protocolos de segurança e rastreamento para esse tipo de ocorrência.
A região onde ocorreu o acidente é marcada por terreno acidentado e dificuldades de acesso por via terrestre, o que impactou as operações de busca. Após investigações iniciais, foi confirmado que a aeronave sofreu um acidente fatal, resultando na morte de todos os 15 ocupantes, conforme comunicado do presidente da junta de ação comunal da vereda Curasica, no município de La Playa de Belén.
Informações sobre a autonomia de voo
A Satena informou que, a partir das 14h no horário local, o avião havia esgotado seu tempo de autonomia de voo. A empresa também esclareceu que a baliza de emergência da aeronave, equipamento que auxilia na localização em casos de acidente, não foi ativada.
Identificação dos ocupantes
A companhia expressou \"sentidas condolências a todos os familiares de nossos passageiros e tripulantes falecidos\" e afirmou que disponibilizará todos os recursos necessários para atendimento humanitário e para esclarecer as causas do acidente. Entre os passageiros estavam María Álvarez Barbosa, Carlos Salcedo, Rolando Penaloza Gualdron, María Díaz Rodríguez, Maira Avendano Rincon, Anayisel Quintero, Karen Parales Vera, Anirley Julio Osorio, Gineth Rincon, Diogenes Quintero Amaya, Natalia Acosta Salcedo, Maira Sánchez Criado e Juan Pacheco Mejía. Os tripulantes eram o capitão Miguel Vanegas e o capitão Jose de la Vega.