Avião cai na Índia e deixa cinco mortos

Avião cai na Índia e deixa cinco mortos

Acidente aéreo em Baramati


Um avião caiu nesta quarta-feira (28) ao tentar fazer pouso no Aeroporto de Baramati, na Índia. Haviam cinco pessoas a bordo e ninguém sobreviveu à queda, informou a Diretoria Geral de Aviação Civil (DGCA).

Segundo informações da diretoria, a aeronave Learjet 45, da empresa VSR Ventures Pvt. Ltd, operava o voo no trecho Mumbai-Baramati, e transportava o vice-governador do Estado de Maharashtra, Shri Ajit Pawar, que também não sobreviveu ao acidente.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, lamentou a morte de Pawar. "Shri Ajit Pawar Ji was a leader of the people, having a strong grassroots level connect. He was widely respected as a hardworking personality at the forefront of serving the people of Maharashtra."

O relatório do voo aponta que o primeiro contato com o aeroporto ocorreu às 08h18 (horário local). Logo depois, os tripulantes receberam orientações para descer em condições meteorológicas visuais, já que haviam notificações de ventos e visibilidade no voo. A aeronave chegou a se aproximar da pista, porém não conseguiram avistá-la, provocando a primeira arremetida. Alguns segundos depois, informaram que a pista estava à vista e a aeronave foi autorizada a pousar às 08h43, porém não houve leitura de retorno. A queda aconteceu logo depois, quando foram avistadas chamas ao lado da pista.

Os serviços de emergência foram acionados e se deslocaram ao local do acidente. A Agência de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIB, em inglês) assumiu a investigação. O Diretor-Geral da AAIB se deslocou até o local do acidente para investigação. "Mais detalhes serão compartilhados assim que estiverem disponíveis", informou.