Tempestades e chuva intensa são esperadas nesta quinta-feira

Tempestades e chuva intensa são esperadas nesta quinta-feira

Previsão do Tempo para Quinta-feira

Segundo o Inmet, as precipitações podem ser entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo.

A previsão do tempo para esta quinta-feira (29) deve ser marcada por chuva forte, com risco de temporais e calor em algumas regiões do Brasil. Com o avanço da instabilidade, há possibilidade de pancadas elevadas e rajadas de vento de até 50km/h.

Aviso de Tempestade

No fim da manhã da última quarta-feira (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou aviso de tempestade para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Segundo o Inmet, as precipitações podem ser entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo.

Entre as áreas que podem ser afetadas pela condição climática estão: metropolitana de Porto Alegre, Noroeste Paranaense, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Sudeste Rio-grandense, Araraquara, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Pantanais Sul Mato-grossense, Nordeste Rio-grandense, Sul Fluminense, Sudeste Paranaense, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Goiano, Centro Oriental Paranaense, Sudoeste Mato-grossense, Norte Catarinense, Sul Catarinense e Centro Fluminense, entre outras.

Previsão Regional

As primeiras horas na região Sul são marcadas por chuva fraca no litoral, enquanto no norte, noroeste e interior do Paraná, ela aparece mais forte, com possibilidade de trovoadas.

Nesta quinta-feira (29), há previsão de chuva moderada a forte na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com risco de temporais. No litoral e sul gaúcho, o dia segue aberto, mas a chuva pode aparecer de forma fraca e isolada.

No Sudeste, o tempo começa firme, mas com a chuva aparecendo no oeste e noroeste de São Paulo. Ao longo do dia, as pancadas se intensificam em São Paulo, no sul e Triângulo Mineiro e Rio de Janeiro. No sul de Minas, o calor predomina. Em São Paulo, a previsão é de temporais à tarde e chuva forte no litoral.

As pancadas de chuva chegam de forma moderada no nordeste, oeste e interior de Mato Grosso. No sul de Mato Grosso do Sul, a chuva deve aparecer fraca e isolada. Contudo, o calor segue predominando e a sensação de abafamento continua na região.

Sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o tempo no Nordeste brasileiro deve contar com chuvas logo no início do dia no sul e interior do Maranhão e do Piauí, além do Ceará.

O cenário se intensifica no litoral norte e segue no Maranhão, Piauí, Ceará, norte do Rio Grande do Norte, litoral da Paraíba e oeste da Bahia. Além disso, há risco de temporais entre o leste e nordeste do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará.

No Norte, a instabilidade continua presente. Ademais, as chuvas devem aparecer de forma moderada a forte no Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins. Devido à ZCIT, há risco de temporais no Amapá, contudo, o tempo se apresenta aberto no interior paraense ao longo do dia.

Conclusão

Esteja preparado para enfrentar as condições climáticas adversas previstas para esta quinta-feira. Acompanhe as atualizações meteorológicas e tome cuidado ao se deslocar em áreas onde as chuvas e os ventos fortes são esperados.