Paciente morre em incêndio no Icesp durante transferência
03/02/2026, 12:05:32Incêndio no Icesp
Um paciente morreu durante a transferência da UTI do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) após um incêndio atingir o gerador de energia da unidade, na tarde de sexta-feira (30). A informação foi confirmada ao iG pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
Segundo o hospital, durante a transferência dos pacientes internados na UTI e dependentes da ventilação mecânica, um paciente que já se encontrava em estado extremamente crítico apresentou instabilidade clínica. Ele recebeu atendimento imediato, com reversão inicial do quadro, mas posteriormente evoluiu a óbito. A instituição informou que acolheu a família do paciente e prestou apoio neste momento. O hospital não divulgou a identidade da vítima.
Causas do incêndio
De acordo com o HC, o fogo teria começado em uma área técnica externa do prédio e foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros. A fumaça, no entanto, se espalhou e atingiu o ICESP e outros edifícios do complexo hospitalar.
Transferência de pacientes
Ao todo, oito pacientes foram transferidos: cinco para o Instituto do Coração (InCor) e três para o Instituto Central do HC (ICHC). A operação contou com apoio do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ainda segundo o hospital, dez profissionais que atuaram diretamente no atendimento e na resposta inicial à ocorrência foram avaliados por possível inalação de fumaça. Sete permaneceram em observação por precaução e receberam alta no sábado (31).
Medidas de segurança
O HCFMUSP informou que está apurando as circunstâncias do incidente e determinou a revisão e o reforço dos protocolos de segurança e assistência. O hospital acrescentou que todas as alas do ICESP seguem com atendimento normal e que um novo gerador está em fase de testes para reforçar o abastecimento de energia.