Filha busca por pai desaparecido em Piraquara
07/02/2026, 22:08:05Desaparecimento de Wellington Galvão
Desaparecido desde setembro de 2024, Wellington Galvão de Freitas, de 30 anos, segue causando comoção e preocupação em familiares e amigos. Ele foi visto pela última vez no dia 17 daquele mês, quando entrou em um carro de aplicativo rumo à casa do pai. Porém, mudou a rota no meio do caminho. Desde então, não deu mais notícias.
Apelo da filha
O sumiço do pai causa apreensão na filha, S.T. Em registro postado em uma página nas redes sociais, a menina fala sobre a saudade que sente do pai e pede ajuda por informações que possam levar ao paradeiro dele. “Não vejo ele desde 2024, eu estou com muita saudade dele. Quero que ele volte pra casa. Se alguém ver meu pai, que possa ajudar ele. Eu quero vê-lo bem”.
Busca por informações
A família segue em busca de qualquer informação que possa ajudar a localizar Wellington e pede que denúncias ou pistas sejam repassadas às autoridades pelos telefones (41) 99516-3720 ou 197, da Polícia Civil.
Números alarmantes de desaparecimentos no Brasil
De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, o Brasil registrou 84.760 casos de desaparecimento de pessoas em 2025. O número equivale a 232 sumiços diários e o resultado é 4,1% superior ao de 2024, quando foram registrados 81.406 desaparecimentos. A criação da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, em 2019, foi capaz de conter a escalada do problema. Naquele ano, foram contabilizadas 81.306 ocorrências, 4,2% a menos que em 2018, porém ainda, sim, os casos seguem e, diariamente, estados realizam novas e importantes ocorrências deste tipo de situação.
Recursos da Polícia Civil
No Paraná, a Polícia Civil disponibiliza um site onde é possível registrar um boletim de ocorrência em caso de desaparecimento. A recomendação é que o material seja produzido quase que instantaneamente ao descobrimento do caso. Além disso, o site também disponibiliza fotos de desaparecidos. Eles estão divididos em duas categorias: maiores e menores de 12 anos.