Prazo final para jovens garantirem título de eleitor

Prazo final para jovens garantirem título de eleitor

Prazo final para a emissão do título de eleitor

Com o prazo para o fechamento do cadastro eleitoral se aproximando, a busca pelo primeiro título de eleitor tem crescido consideravelmente. A emissão do documento deve ser feita até o dia 6 de maio para garantir a participação no 1º turno das eleições, em 4 de outubro deste ano. Segundo a Justiça Eleitoral, somente em São Paulo, entre janeiro e dezembro de 2025, cerca de 160 mil jovens de 15 a 17 anos solicitaram o documento. No início de 2026, o ritmo acelerou ainda mais, com quase 35 mil registros feitos apenas no último mês.

Voto facultativo e importância da participação dos jovens

De acordo com a Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, assim como para pessoas com mais de 70 anos. A Resolução TSE nº 23.659/2021 possibilita que adolescentes a partir dos 15 anos solicitem o título de eleitor, porém apenas aqueles que completarem 16 anos até o dia do primeiro turno poderão votar. Nas Eleições 2026, a participação dos jovens será decisiva para a escolha de cargos de grande relevância nacional e estadual. Neste pleito, deverão ser escolhidos os seguintes cargos: deputado federal, deputado estadual, senadores (duas vagas), governador e vice-governador, além de presidente e vice-presidente da República.

Aumenta a participação jovem nas eleições

Nas últimas eleições gerais em 2022, aproximadamente 815 mil eleitores de 16 anos e mais de 1,3 milhão de cidadãos de 17 anos estavam aptos a votar em todo o país, o que representou um aumento de 51% em relação a 2018, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para incentivar a participação nas eleições, o TSE iniciou em novembro de 2025 a campanha “Votar é a nossa cara”, voltada a adolescentes de 15 a 17 anos, que contribuiu para um aumento de 12,8% no número de alistamentos nessa faixa etária.

Como solicitar o título de eleitor

Confira como solicitar a primeira via do título de eleitor. A solicitação do título é realizada de maneira simples e rápida. O interessado em tirar a primeira via do documento deve se dirigir a um cartório eleitoral levando um documento de identificação com foto, como o RG, e um comprovante de residência recente, em seu nome ou no nome de quem reside com você. Os documentos aceitos incluem conta de luz, água ou telefone. Homens que completam 19 anos em 2026 devem apresentar também o certificado de quitação militar (reservista).

Dicas para facilitar o processo

O atendimento presencial é obrigatório para quem ainda não possui o título, devido à coleta da biometria. Para facilitar o processo de tirada do documento, é recomendado agendar o atendimento previamente. Para isso, basta acessar esta página, selecionar “Novo Agendamento”, escolher o município ou buscar pelo CEP e, em seguida, definir o dia e horário desejados na zona eleitoral correspondente. Também é possível iniciar a solicitação online pelo Autoatendimento Eleitoral, entretanto, é necessário comparecer ao cartório em até 30 dias para concluir o processo; caso contrário, o requerimento é cancelado.

Conclusão

A participação dos jovens nas eleições é fundamental. Não deixe para última hora e apresente-se bem preparado para garantir seu direito de voto. Agende seu atendimento e assegure seu título de eleitor!