Efeitos do Frio nos EUA nas Chuvas em Portugal
11/02/2026, 12:03:45Estudo Revela Conexões Climáticas Internacionais
Um estudo publicado pela revista Weather and Climate Extremes mostra que a onda de frio intensa que afeta os Estados Unidos está diretamente ligada com as enchentes em Portugal. As informações foram divulgadas pelo MetSul, na manhã desta segunda-feira (9).
Os EUA estão enfrentando um período de muito gelo e neve, com temperaturas abaixo da média, que não se via há anos. Milhões de americanos estão sendo impactados pelas temperaturas baixas.
Já os portugueses estão enfrentando enchentes, ventos fortes e chuvas que estão causando prejuízo e colocando as pessoas em risco. Segundo o portal, os fenômenos podem estar conectados por grandes padrões atmosféricos que atravessam o Oceano Atlântico.
A pesquisa foi feita pelos cientistas Richard Leeding, Jacopo Riboldi e Gabriele Messori. Eles analisaram dados atmosféricos de longo prazo.
Mecanismos de Circulação Atmosférica
No estudo, os autores explicam que os eventos estão ligados pela circulação atmosférica do Atlântico Norte, e que quando uma parte do sistema entra em colapso, outra tende a reagir também de forma intensa.
Nos Estados Unidos, isso é mostrado por meio de irrupções de ar polar, quando massas de ar extremamente frio avançam do Ártico para o centro e o leste do país. De outro lado, a atmosfera se ajusta e a Europa Ocidental começa a ser afetada por sistemas de baixa pressão mais fortes, que trazem chuvas constantes e ventos intensos. Portugal se destaca nesse cenário.
Aumento do Risco de Tempestades
Ainda segundo a pesquisa, quando é registrado frio extremo nos Estados Unidos, a chance de acontecerem chuvas fortes na Península Ibérica aumenta bastante. Em algumas situações, o risco de tempestades intensas pode chegar a ser o dobro do que normalmente ocorre durante o inverno.
O estudo ainda ressalta que os casos não devem ser analisados de forma isolada e que eles são parte de um sistema atmosférico amplo. Quando são registrados extremos de frio em um continente, outro continente pode ser afetado com extremos de chuva.