Efeitos do Frio nos EUA nas Chuvas em Portugal

Efeitos do Frio nos EUA nas Chuvas em Portugal

Estudo Revela Conexões Climáticas Internacionais

Um estudo publicado pela revista Weather and Climate Extremes mostra que a onda de frio intensa que afeta os Estados Unidos está diretamente ligada com as enchentes em Portugal. As informações foram divulgadas pelo MetSul, na manhã desta segunda-feira (9).

Os EUA estão enfrentando um período de muito gelo e neve, com temperaturas abaixo da média, que não se via há anos. Milhões de americanos estão sendo impactados pelas temperaturas baixas.

Já os portugueses estão enfrentando enchentes, ventos fortes e chuvas que estão causando prejuízo e colocando as pessoas em risco. Segundo o portal, os fenômenos podem estar conectados por grandes padrões atmosféricos que atravessam o Oceano Atlântico.

A pesquisa foi feita pelos cientistas Richard Leeding, Jacopo Riboldi e Gabriele Messori. Eles analisaram dados atmosféricos de longo prazo.

Mecanismos de Circulação Atmosférica

No estudo, os autores explicam que os eventos estão ligados pela circulação atmosférica do Atlântico Norte, e que quando uma parte do sistema entra em colapso, outra tende a reagir também de forma intensa.

Nos Estados Unidos, isso é mostrado por meio de irrupções de ar polar, quando massas de ar extremamente frio avançam do Ártico para o centro e o leste do país. De outro lado, a atmosfera se ajusta e a Europa Ocidental começa a ser afetada por sistemas de baixa pressão mais fortes, que trazem chuvas constantes e ventos intensos. Portugal se destaca nesse cenário.

Aumento do Risco de Tempestades

Ainda segundo a pesquisa, quando é registrado frio extremo nos Estados Unidos, a chance de acontecerem chuvas fortes na Península Ibérica aumenta bastante. Em algumas situações, o risco de tempestades intensas pode chegar a ser o dobro do que normalmente ocorre durante o inverno.

O estudo ainda ressalta que os casos não devem ser analisados de forma isolada e que eles são parte de um sistema atmosférico amplo. Quando são registrados extremos de frio em um continente, outro continente pode ser afetado com extremos de chuva.