Valeria Chomsky fala sobre erros em relação a Epstein

Valeria Chomsky fala sobre erros em relação a Epstein

A declaração de Valeria Chomsky

Valeria Chomsky disse que ela e o filósofo cometeram um “grave erro” e foram “negligentes” ao não pesquisarem a respeito de Jeffrey a fundo.

Contexto das ligações com Epstein

A relação entre Noam Chomsky e Epstein tem sido alvo após documentos divulgados pelo Departamento de Justiça revelarem detalhes de sua amizade. Quando Epstein passou a ser investigado por acusações de tráfico sexual em 2019, ele pediu conselhos a Chomsky sobre como reagir. “Tenho acompanhado a maneira horrível como você está sendo tratado pela imprensa e pelo público. É doloroso dizer isso, mas acho que a melhor maneira de prosseguir é ignorar”, escreveu Chomsky em uma mensagem assinada “Noam” que Epstein compartilhou por e-mail com um associado.

“O que os abutres desejam ardentemente é uma resposta pública, que por sua vez abre caminho para uma enxurrada de ataques venenosos, muitos deles vindos apenas de pessoas em busca de publicidade ou de lunáticos de todos os tipos”, escreveu Noam Chomsky na mensagem. “Isso é particularmente verdadeiro agora, com a histeria que se desenvolveu em torno do abuso de mulheres, que chegou ao ponto em que até mesmo questionar uma acusação é considerado um crime pior do que assassinato.”

A percepção sobre Epstein

Algumas das comunicações de Noam Chomsky com Epstein ocorreram depois que o Miami Herald publicou uma reportagem bombástica em 2018, detalhando como Epstein abusava de meninas menores de idade e recebeu um acordo judicial excepcionalmente leniente em 2008. No sábado, Valeria Chomsky reconheceu que o casal havia lido a reportagem, mas afirmou que eles não tinham conhecimento da extensão dos crimes de Epstein até depois de sua segunda prisão, em julho de 2019.

“Epstein alegou a Noam que estava sendo perseguido injustamente. De acordo com ela, Epstein criou uma narrativa manipuladora sobre seu caso, na qual Noam, de boa fé, acreditou”, afirmou ela em sua declaração. “Agora está claro que tudo foi orquestrado, tendo como uma das intenções de Epstein, pelo menos, tentar fazer com que alguém como Noam reparasse a reputação de Epstein por associação.”

Mais detalhes sobre as interações

Outra mensagem de Noam Chomsky, divulgada pelo comitê de supervisão da Câmara dos Representantes no ano passado, mostrava Chomsky dizendo que ter “contato regular” com Epstein era uma “experiência valiosíssima” (não está claro se a mensagem chegou a ser enviada para alguém). Outras mensagens divulgadas pelo Departamento de Justiça mostram Epstein compartilhando uma piada fálica com Chomsky, e Chomsky “fantasiando sobre a ilha caribenha”.

Valeria Chomsky disse que o casal participou de jantares na casa de Epstein em Nova York, hospedou-se em seus apartamentos lá e em Paris, jantou em seu rancho no Novo México e participou de vários encontros acadêmicos com ele. Ela disse que eles “nunca foram à ilha dele nem sabiam de nada que acontecesse lá”.

Desconhecimento sobre o passado de Epstein

Noam e Epstein foram apresentados em 2015 e que o casal desconhecia a confissão de culpa de Epstein, em 2008, por solicitação de prostituição e por solicitação de prostituição com uma menor de 18 anos, disse Valeria Chomsky. Ela afirmou que Epstein se apresentava como um filantropo interessado em ciência.