Centenas de peixes encontrados mortos em lagoa de Jequiá
12/02/2026, 09:04:29Mortes em Jequiá da Praia
Centenas de peixes foram encontrados mortos, na noite da última terça-feira (11), na Lagoa Jequiá, localizada no município de Jequiá da Praia, no Litoral Sul de Alagoas. A causa das mortes ainda não foi identificada. O g1 entrou em contato com pescadores da região que explicaram que entre as espécies estão o Piau (Leporinus obtusidens) e o Tucunaré. Eles amargam o prejuízo e cobram explicações.
As mortes aconteceram em um trecho da lagoa entre os povoados Mutuca e Paturais. A pescadora Eliane Farias relembrou que há cerca de cinco anos houve derramamento de melaço, de uma usina da região, na lagoa, o que causou a morte de diversos peixes. “Muitos peixes mortos, que tentaram fugir e morreram na terra. Tem Piau, tem Tucunaré, são várias espécies. O local serve como berçário para esses peixes. Com essa situação quem sofre é o pescador, que amarga o prejuízo, que é grande. Os órgãos precisam fiscalizar essa situação para saber o que houve de fato”, afirmou Eliane Farias.
O chefe da unidade de conservação da Reserva Extrativista (RESEX) Jequiá da Praia, Augusto Morelli, explicou que as mortes começaram a ser registradas por volta das 19h de terça. Ele contou também que uma equipe realizará, ainda pela manhã, coleta de amostras na água e nos peixes para identificar possíveis fontes de poluição. O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH) de Jequiá da Praia, Luiz Antônio, comentou que o órgão está apurando a situação.